Segredo
Um segredo é um aspecto da vida ou do passado do personagem que ele precisa manter oculto. A verdade traria consequências negativas. O valor em pontos da desvantagem depende da gravidade dessas consequências:
- Problema Grave: Se essa informação for divulgada, o personagem pode dizer adeus à sua promoção, eleição ou bom casamento. Uma alternativa é que o segredo atrai algum tipo de atenção pública indesejável se for revelado. -5 pontos.
- Rejeição Grave: Se o Segredo do personagem for revelado, a vida dele mudará. É possível que ele perca o emprego ou seja rejeitado por amigos e entes queridos. Talvez ele seja apenas importunado pela imprensa, admiradores, seguidores ou parentes esquecidos. -10 pontos.
- Prisão ou Exílio: Se as autoridades descobrirem o Segredo do personagem, ele terá que fugir para não ficar preso por um bom tempo (a duração fica a critério do Mestre). -20 pontos.
- Perigo de Morte: O Segredo é tão terrível que, se for revelado, o personagem pode acabar sendo executado pelas autoridades, linchado pela população ou assassinado pela Máfia (ou CIA). O personagem seria um homem caçado. -30 pontos.
Frequência de Participação: Em geral, um Segredo aparece em uma sessão de jogo se o Mestre obtiver um resultado de 6 ou menos numa jogada com três dados no início da aventura. No entanto, da mesma maneira que acontece com todas as outras desvantagens desse tipo, o Mestre não precisa se sentir limitado pelo resultado dessa jogada. Se julgar que o Segredo deve fazer parte da aventura, ele fará.
O fato de um segredo aparecer não significa necessariamente que ele foi revelado. O Mestre deve dar ao personagem uma chance de tentar evitar que o Segredo seja revelado. Isso pode obrigá-lo a se submeter a algum tipo de chantagem ou extorsão, roubo de documentos incriminadores ou até mesmo silenciar a pessoa que conhece o seu Segredo. Independente da solução, ela costuma ser temporária — o Segredo sempre volta a aparecer até ser finalmente revelado ou recomprado com pontos de personagem.
Efeitos da Revelação: Quando um Segredo é revelado, ele deve surtir um efeito negativo imediato, que pode variar desde Problema Grave até Perigo de Morte, como descrito anteriormente. Existe também um efeito duradouro: de repente, o personagem adquire desvantagens novas e permanentes com um valor igual ao dobro do valor do Segredo. Essas novas desvantagens substituem o Segredo na planilha de personagem e reduzem o total de pontos do personagem da maneira apropriada.
O Mestre deve escolher as novas desvantagens ou vantagens que serão perdidas. Elas devem estar relacionadas ao Segredo. A maioria dos Segredos se transforma em Estigma Social (pág. 138), Inimigos (pág. 146) e má Reputação (pág. 26). Elas também podem reduzir o Status ou o nível de Riqueza (pág. 25). Alguns Segredos podem inclusive se transformar em desvantagens mentais ou físicas.
Exemplo: O guardião de uma cidade tem um Segredo de -20 pontos: à noite, ele se torna um ladrão. Quando for finalmente capturado e julgado, seu Segredo será revelado e substituído imediatamente por -40 pontos em desvantagens e vantagens perdidas. O Mestre decide que ele ficará sem seus Poderes Legais (-5 pontos), irá adquirir Estigma Social (Ficha Criminal) (-5 pontos), perderá a mão direita como punição — Maneta (Uma Mão) (-15 pontos) — e será forçado a pagar pelos danos causados, reduzindo sua Riqueza de Média para Pobre (-15 pontos).