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Sem Pernas

Esta desvantagem indica que a raça do personagem não tem pernas. Se a raça do personagem tem pernas, mas ele não, consulte Deficiência Física (pág. 130).

O personagem é membro de uma raça sem pernas. Existem várias formas diferentes para esta característica, mas em todos os casos, ele é incapaz de chutar, não pode ser golpeado da cintura para baixo durante um combate e não precisa utilizar uma armadura para as pernas. Os custos a seguir assumem que o benefício de não ter pernas que possam ser atingidas durante o combate compensa o fato de o personagem ser incapaz de chutar.

  • Aéreo: O personagem não é capaz de se mover por terra, mas consegue flutuar, planar ou voar. É necessário adquirir a vantagem Voo (pág. 98). Calcule a Velocidade Básica do modo usual e utilize o dobro desse valor para determinar seu Deslocamento aéreo básico, como descrito em Voo. Seu Deslocamento terrestre é 0. 0 ponto.
  • Aquático: O personagem não consegue se mover por terra, mas está apto a se deslocar sobre ou sob a água, como um navio ou um peixe. Calcule o Deslocamento Básico e utilize-o como o Deslocamento aquático básico. O Deslocamento terrestre é 0. As perícias do personagem não sofrem nenhuma penalidade pelo fato dele trabalhar sobre ou sob a água. 0 ponto. Se a mobilidade depender de nadadeiras, mastros, remos ou velas que não podem ser protegidos com armadura ou se ele não for capaz de mergulhar: -5 pontos. Se os dois acontecerem: -10 pontos.
  • Com Esteira ou Rodas: O personagem tem esteiras ou rodas, em vez de pernas. Especifique a quantidade — de uma a quatro ou qualquer número par maior que isso. Se estiver utilizando pontos de impacto, considere cada esteira ou roda como se fosse uma perna. Ele é incapaz de saltar ou ultrapassar obstáculos que exigem braços ou pernas em sincronia (ex.: uma escada ou uma corda). O personagem sempre deixa um rastro visível (o que concede um bônus nos testes de Rastreamento de outras pessoas: +1 se Com Rodas, +2 se Com Esteira). As esteiras também são barulhentas (bônus de +2 nos testes de Audição para ouvi-lo), mas permitem que ele se mova em terrenos precários com mais facilidade. A esteira ou as rodas não reduzem o Deslocamento; na verdade, com elas é possível adquirir até três níveis de Deslocamento Ampliado (Terrestre). Esta desvantagem costuma acompanhar a metacaracterística Máquina (pág. 262). -20 pontos.
  • Pula, Rola ou Desliza: O personagem se move por terra sem usar pernas, como uma serpente ou um robô com rodas. Determine o Deslocamento Básico e utilize-o como o Deslocamento terrestre, da mesma maneira que faria um personagem com pernas. 0 ponto.
  • Semiaquático: O personagem caminha sobre membros natatórios, como os de uma foca. Utilize o Deslocamento Básico como o Deslocamento aquático básico e 1/5 desse valor como o Deslocamento terrestre — isto é, reverta a relação entre o Deslocamento terrestre e aquático. As perícias do personagem sofrem as penalidades padrão quando ele estiver na água. 0 ponto.
  • Séssil: A base do personagem é fixa ao local em que ele se encontra, como uma árvore ou um prédio. O personagem não pode se mover por conta própria em nenhum ambiente nem utilizar uma plataforma móvel (embora possa ser movido por outra pessoa com um esforço considerável). Seu Deslocamento Básico é 0 e ele não recebe pontos adicionais por isso. Ainda é possível ter manipuladores. Nesse caso, ele será capaz de empunhar armas sem penalidade na DX, pois, ao contrário daqueles que têm a desvantagem Deficiência Física, o personagem tem uma base muito estável. -50 pontos.
Esfregue a regra na cara do seu amigo