Voto
O personagem realizou um voto de fazer (ou não) uma determinada coisa. Lembre-se que, qualquer que seja o voto, o personagem o leva a sério. Se ele não agir da maneira esperada, esta não será uma desvantagem. Esta característica é especialmente adequada para cavaleiros, homens santos e fanáticos.
O valor em pontos de um voto é decidido pelo Mestre, mas deveria estar diretamente relacionado ao transtorno que ele causa ao personagem. Alguns exemplos:
- Voto Menor: Voto de silêncio durante o dia, vegetarianismo, castidade (exatamente isso! Para efeito de jogo, esse é um voto menos importante). -5 pontos.
- Voto Importante: Não usar armas afiadas; ficar em silêncio todo o tempo; nunca dormir sob um teto; não possuir nada além do que o cavalo consegue carregar. -10 pontos.
- Voto Muito Importante: Nunca recusar nenhum pedido de ajuda; sempre lutar com a mão trocada; caçar um inimigo até destruí-lo; desafiar todos os cavaleiros que encontrar para um combate. -15 pontos.
Observe que, se o personagem puder representar seu Voto usando outra desvantagem, ele só deve receber os pontos por uma delas (a critério do jogador). Se o personagem fizer um Voto (Pobreza), não deve receber pontos por Riqueza (Falido). Da mesma forma, se fizer um Voto (Nunca Matar) não deve receber os pontos por Pacifismo (Incapaz de Matar) e assim por diante.
A maioria dos votos termina depois de algum tempo. O jogador deve recomprar o voto quando isso acontecer. Votos que duram por períodos menores que um ano são frívolos. Se um jogador desejar abandonar um Voto antes do tempo preestabelecido, o Mestre pode impor alguma penalidade. Em um cenário medieval, por exemplo, uma missão seria uma penitência apropriada.