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Vulnerabilidade

O personagem sofre dano adicional de uma forma específica de ataque. Sempre que esse tipo de ataque o atingir, o Mestre deve aplicar um multiplicador especial ao dano que ultrapassar a RD. Os multiplicadores de dano normais (por corte, perfuração, etc.) multiplicam novamente o dano.

Exemplo: Um lobisomem com Vulnerabilidade (Prata ×4) é retalhado com uma faca de prata que causa 1 ponto de dano por corte. O Mestre multiplica esse valor por 4 para obter o dano da Vulnerabilidade — um resultado de 4 pontos de dano — e, em seguida, multiplica esse valor por 1,5 (por se tratar de um ataque por corte). A lesão final é de 6 pontos de dano.

O valor em pontos da desvantagem depende do multiplicador de ferimento e da raridade do ataque:

Raridade do Ataque Multiplicador de Ferimento ×2 Multiplicador de Ferimento ×3 Multiplicador de Ferimento ×4
Raro -10 pontos -20 pontos -30 pontos
Ocasional -15 pontos -30 pontos -45 pontos
Comum -20 pontos -40 pontos -60 pontos
Muito Comum -30 pontos -60 pontos -80 pontos

Utilize as categorias descritas no quadro Defesas Limitadas (pág. 84) para avaliar a frequência. Cabe ao Mestre decidir a raridade de uma determinada forma de ataque. Não é possível adquirir mais que dois tipos de Vulnerabilidade sem a permissão do Mestre.

O personagem não pode ter Vulnerabilidade a coisas contra as quais ele também tem uma defesa específica: como Resistente, uma Resistência a Dano que funciona contra a mesma forma de ataque, etc. Um personagem pode ter tanto Vulnerabilidade quanto Durabilidade Sobrenatural (pág. 56), mas esta desvantagem reduz a utilidade de Durabilidade Sobrenatural.

Limitações Especiais

Somente Fadiga: O personagem é vulnerável a um ataque que drena PF, em vez de PV, ou a alguma forma mundana de perda de fadiga (ex.: ×2 PF de um clima quente). -50%.

Esfregue a regra na cara do seu amigo