Acesso
Acesso é uma limitação generalizada que faz o personagem sofrer qualquer tipo de restrição não especificado em nenhum outro lugar. Ela está dividida em duas categorias amplas: uma limita os alvos que podem ser afetados pela habilidade, enquanto a outra limita as situações nas quais ela funciona.
Se a habilidade só pode afetar alguns alvos, a limitação depende da frequência do grupo alvo. “Apenas em mulheres”, “Apenas em homens” ou qualquer outra coisa que cubra cerca da metade da população vale -20%. “Apenas em Eletricidade” ou “Apenas em Máquinas” vale -20% em um cenário tecnológico. “Apenas em criaturas marinhas” vale -30% a não ser que a campanha seja ambientada em um mundo que tem sua maior parte coberta pela água — nesse caso, a limitação não vale mais que -10%. “Apenas em Alienígenas” vale -30% ou -40%, dependendo do mundo. “Apenas em Psis” vale -50% na maioria dos cenários. “Exceto em ruivos” é a mesma coisa que “Afeta todo mundo, exceto ruivos” e vale -10%.
O mesmo padrão se aplica às limitações baseadas em uma situação. “Apenas de dia” ou “Apenas de noite” vale -20%. “Apenas sob a luz direta do sol” vale -30%. “Apenas na água” vale -30% na Terra, mas pode valer mais em um planeta deserto e menos em um mundo oceânico. “Apenas na lua cheia” ou “Apenas durante a lua nova” vale -40%. E “Inútil sob pressão” tem um valor colossal de -60%, pois torna a habilidade completamente inútil na maioria das aventuras.
Ampliações especiais
Também é possível vincular uma situação de Acesso às ações do personagem. Quanto mais incomum, difícil e detestável for a ação exigida, maior será o valor da limitação. Alguns exemplos:
- Apenas em uma forma corporal alterada (Invisível, Insubstancialidade, etc.): -10%.
- Apenas enquanto toca trombeta: -20%.
- Apenas enquanto voa, Apenas enquanto nada, Apenas em transe hipnótico: -30%.
- Apenas em uma de múltiplas personalidades: -40%.
Em todos esses casos, se a habilidade for enfraquecida (metade do poder), em vez de inutilizada, reduza o valor da limitação pela metade.
O Mestre não deve permitir limitações de Acesso sem sentido. Por exemplo, comprar uma habilidade útil junto com a limitação “Apenas em amigos” não melhora o custo. No entanto, comprá-la junto com “Apenas em inimigos” seria interessante! Da mesma forma, o Mestre deve rejeitar qualquer limitação proposta que já esteja implícita na habilidade. Por exemplo, “Apenas enquanto voa” não é uma restrição aceitável para Deslocamento Ampliado (Ar).