Incontrolável
A habilidade tende a se manifestar em momentos indesejáveis ou inadequados. Sempre que o Mestre determinar que o personagem se encontra em uma situação estressante — incluindo qualquer uma que exija uma Verificação de Pânico ou teste de autocontrole para uma desvantagem mental — ele precisa obter um sucesso em um teste de Vontade para manter sua habilidade sob controle, mesmo que não estivesse pretendendo usá-la! Só é necessário fazer um teste para cada situação estressante. No entanto, um resultado de 14+ sempre resulta em um fracasso, independentemente do valor da Vontade.
No caso de um fracasso, o Mestre assume o controle da habilidade, interpretando-a como se fosse uma entidade brincalhona ou hostil da natureza. As ações desencadeadas por ela vão refletir os “desejos ocultos” do personagem, representados em suas peculiaridades e desvantagens mentais.
Uma habilidade incapaz de causar dano — Voo ou Saltador, por exemplo — é ativada inesperadamente. Isso se torna inconveniente e embaraçoso, mas não exageradamente arriscado. Depois de cada ato incontrolável, o personagem tem direito a outro teste de Vontade para controlar seu poder. Isso continua acontecendo até que ele consiga controlá-la. Nesse caso, Incontrolável vale -10%.
Uma habilidade perigosa primeiro busca os inimigos mais óbvios e nunca se volta contra o personagem… mas, fora ele, ninguém mais está a salvo! Depois de cada ato incontrolável (ou antes de um ataque contra um Dependente ou outro ente querido), o personagem tem direito a outro teste de Vontade para controlar seu poder. Isso continua acontecendo até que ele consiga controlá-lo ou até que destrua tudo ao seu redor! Para poderes destrutivos, Incontrolável vale -30%.
É possível recomprar esta limitação mais tarde, na medida em que o personagem adquire controle sobre sua habilidade.