Mitigador
Esta limitação só pode ser aplicada a uma desvantagem. Ela representa um item ou substância em particular — o mitigador — que anula temporariamente a desvantagem. Quanto mais eficaz for o mitigador, menos pontos o jogador recebe pela desvantagem. Utilize as diretrizes a seguir:
- O Mitigador é vulnerável e pode ser roubado, quebrado ou perdido facilmente (ex.: um par de óculos). -60%.
- O Mitigador é uma droga ou outra substância que o personagem tem de tomar diariamente. -60%.
- O Mitigador envolve um tratamento semanal. -65%.
- O Mitigador envolve um tratamento mensal. -70%.
Isso assume que o tratamento está disponível em farmácias. Se o personagem depender de uma receita especial (e possivelmente cara), acrescente +5% aos valores anteriores (ex.: -70% se tornam -65%). Se ele só conseguir obter o tratamento de uma fonte específica, como um programa de medicina experimental, acrescente +10% (ex.: -70% se tornam -60%).
Exemplo 1: Disopia vale -25 pontos. Um par de óculos cura essa enfermidade enquanto estiver sendo utilizado, embora possa ser quebrado, o que constitui uma limitação de -60% com Mitigador. Isso reduz o custo da Disopia a -10 pontos.
Exemplo 2: João tem AIDS e morrerá em um mês se não receber tratamento. Esse nível de Doente Terminal normalmente vale -100 pontos. Felizmente, João faz parte de um programa de medicina experimental que o está ajudando a sobreviver. Os tratamentos são semanais (-65%), mas impossíveis de serem encontrados fora do programa (+10%), o que constitui uma limitação de -55% com Mitigador. Isso reduz o valor da desvantagem Doente Terminal para -45 pontos. Enquanto ele fizer parte do programa, a contagem regressiva para sua morte está interrompida.