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Adestramento de Animais

IQ/Média
IQ-5
Animais

Essa é a habilidade de treinar e trabalhar com todos os tipos de animais. O personagem deve se especializar em uma determinada categoria de animais — quanto mais inteligente for o animal, mais específica será a categoria. Alguns exemplos de interesse para os aventureiros: Grandes Felinos (jaguares, leões, tigres, etc.), Cães, Equinos (cavalos e jumentos) e Aves de Rapina (águias, falcões e gaviões). O valor predefinido entre essas especializações é de -2 para animais da mesma ordem (ex.: de Cães para Grandes Felinos), -4 para animais de ordens diferentes (ex.: de Cães para Equinos) e -6 para animais completamente diferentes (ex.: de Cães para Aves de Rapina).

Para treinar um animal, o adestrador precisa obter um sucesso em um teste de habilidade a cada dia de treinamento. Um fracasso indica que o animal não aprendeu nada. Uma falha crítica indica que o animal atacou o adestrador. O tempo que se leva para adestrar um animal depende da sua inteligência e afabilidade (v. o Capítulo 16).

Quando o personagem estiver trabalhando com um animal treinado, realize um teste desta perícia para cada tarefa dada ao animal. Este teste recebe uma penalidade de -5 se o animal não estiver familiarizado com o adestrador, -5 se as circunstâncias forem estressantes para o animal e -3 ou pior se a tarefa for complexa. Para criar um espetáculo de circo, encantar uma serpente, por exemplo, também é necessário um sucesso num teste de Atuação.

Esta perícia pode também ser usada (às vezes) para acalmar um animal selvagem perigoso ou não adestrado. Este teste sofre uma penalidade de -5 se a criatura for selvagem ou estiver muito assustada, -10 se for um animal que ataca seres humanos.

Por último, esta perícia concede uma vantagem numa luta contra animais em que o personagem é especializado. Se o NH do personagem em Adestramento de Animais for 15, qualquer manobra de ataque ou defesa feita contra ele por esse animal sofre uma penalidade de -1, pois ele é capaz de prever seu comportamento. Se o personagem for um especialista (NH maior ou igual a 20), a penalidade para o animal é de -2.

Esfregue a regra na cara do seu amigo