Adivinhação

IQ/Média
IQ-5, Lábia-3 ou Ocultismo-3

Essa é a arte de entrevistar alguém a fim de saber mais sobre seu estilo de vida e personalidade e, em seguida, usar essas informações para dar um “palpite abalizado” sobre o futuro dessa pessoa, fazendo isso passar por um talento sobrenatural. Os apetrechos adequados — mapas astrais, borra de café, etc. — podem aumentar a ilusão. Um conhecimento das crenças ocultas ou religiosas tradicionais (especialmente aquelas que fazem parte da vida do consulente) também pode emprestar um ar de autenticidade.

Se o Mestre permitir, o personagem pode usar Adivinhação no lugar de Lábia (ao fazer previsões que levam o consulente a seguir um determinado curso de ação), Interrogatório ou Psicologia (ao perguntar ao consulente coisas importantes com a falsa intenção de lhe dizer o seu futuro). Isso só é possível se o indivíduo acreditar que o personagem é um adivinhador genuíno e utilizar todo o tempo necessário para fazer uma “leitura” completa do destino do consulente.

O personagem deve se especializar em uma arte mântica em particular. As especializações disponíveis são: Astrologia, Augúrio (interpretação dos presságios naturais, como bandos de pássaros), Bola de Cristal, Feng Shui, Interpretação dos Sonhos, Quiromancia e Tarô.

Esta perícia não é um talento paranormal e o Mestre não tem obrigação de dar dicas sobre o futuro. No entanto, pode ser que o personagem queira aprendê-la se tiver poderes divinatórios reais, pois isso lhe permite apresentar suas previsões à sociedade de um modo aceitável. É menos provável que ele seja queimado por bruxaria se disser: “Eu vi nas estrelas”, em vez de: “Fiz uma mágica!”

+1 para Sensível ou +3 para Empatia (pág. 57); todos os bônus de Carisma; -3 se estiver utilizando Adivinhação em vez de Lábia, interrogatório ou Psicologia!

Esfregue a regra na cara do seu amigo