Arte ou Esporte de Combate

DX/Variável
Especial.

O jogador pode optar por aprender a maioria das perícias de combate em formas não-letais a fim de participar de apresentações (Artes de Combate) ou competições (Esportes de Combate). As Artes de Combate enfatizam os movimentos graciosos e as posturas perfeitas. Como têm um valor predefinido em função das perícias letais de combate, estas perícias representam escolhas lógicas para os Pacifistas que desejam adquirir algum tipo de habilidade de combate.

Os Esportes de Combate se concentram na velocidade dos movimentos e em ataques que não causam dano. Um fracasso indica um erro que pode desqualificar o personagem de um torneio. O PdJ pode fazer um teste baseado em IQ contra Esportes de Combate para se lembrar das regras básicas do torneio. Mas, se quiser se tornar um juiz ou árbitro qualificado, ele tem de aprender a perícia Jogos de Entretenimento (pág. 205).

As perícias de Arte ou Esporte de Combate são baseadas em DX e têm o mesmo grau de dificuldade e valores predefinidos que as perícias de combate correspondentes. O valor predefinido de uma perícia de combate, sua forma artística e sua forma esportiva é igual ao NH de qualquer outra das formas -3. Por exemplo, Artes com Bastão e Esportes com Bastão são perícias DX/M que têm valor predefinido igual a DX-5, assim como a perícia Bastão (pág. 177). Um lutador com Bastão 15 tem 12 como valor predefinido em Artes com Bastão e Esportes com Bastão, enquanto um atleta com Esportes com Bastão 15 tem NH predefinido em Bastão e em Artes com Bastão igual a 12.

Esfregue a regra na cara do seu amigo