Artilharia/NT†
Essa é a habilidade de utilizar uma arma pesada, como um lançador ou canhão curto, para tiro indireto, ou seja, atingir uma área utilizando o arco balístico ou outro trajeto similar. No caso de fogo direto, utilize a perícia Canhoneiro (pág. 186). Faça um teste contra a perícia Artilharia para atingir o alvo.
Os indivíduos responsáveis pelo recarregamento das armas podem fazer testes de Artilharia com base em ST para melhorar a cadência de tiro de certas armas pesadas operadas por uma equipe. Para maiores detalhes, veja a descrição da arma.
É obrigatório se especializar em um tipo de arma. As especializações disponíveis variam de acordo com o NT, mas incluem uma ou mais das seguintes opções:
- Armas de Feixe: Qualquer tipo de arma de energia pesada que possa ser disparada da órbita espacial, ricochetear contra um espelho ou ser utilizada contra alvos que o personagem não consegue ver.
- Bombas: Todos os tipos de munição em queda livre que não dependem de um impulso para serem acionadas.
- Canhão: Qualquer tipo de arma de projétil pesado — bombarda, canhão curto, arma naval, etc.
- Catapulta: Qualquer arma mecânica de cerco de fogo indireto, como a catapulta.
- Míssil Guiado: Qualquer tipo de míssil pré-direcionado ou pilotado remotamente.
- Torpedos: Qualquer tipo de projétil submarino.
Não existe valor predefinido entre as especializações. Algumas delas (ex.: torpedos) cobrem armas que têm pouca ou nenhuma semelhança com a artilharia de verdade. Artilharia é uma perícia única pelo simples fato de que todas as armas abrangidas usam as mesmas regras.
As armas cobertas por cada especialização variam de acordo com o NT. Por exemplo, Artilharia (Canhão) cobriria bombardas primitivas de NT3, canhões de bronze de NT4, morteiros de retrocarga de NT6 e os lança-mísseis eletromagnéticos orbitais de NT9+.
A familiaridade é crucial! Artilharia (Canhão) cobre tanto os morteiros de 81 mm da infantaria quanto os canhões navais de 406 mm, mas mudar de uma para outra deixa o personagem sujeito às seguintes penalidades: -2 pelo tipo de arma (81 mm × 406 mm), -2 pelo controle de fogo (localização visual × centro de dispersão do fogo) e -2 pelo tipo de apoio do atirador (bipé × torre naval), totalizando -6 até o personagem se familiarizar com todas as diferenças.
Observe que a perícia Observador Avançado (pág. 213) costuma ser necessária para estabelecer os alvos a serem atingidos com a perícia Artilharia.
Modificadores
Todos os modificadores de combate relevantes; -2 no caso de um sistema de controle de fogo (ex.: coordenadas em um mapa quando se está acostumado com imagens de satélite) ou montagem (ex.: uma torre naval quando se está acostumado com armas fixas) com os quais o personagem não está familiarizado ou no caso de uma arma de um tipo conhecido com a qual o personagem ainda não está familiarizado (ex.: 155 mm quando se está acostumado com 203 mm); -4 ou mais no caso de uma arma em más condições.