Assuntos Atuais/NT†
Essa é a habilidade de assimilar rapidamente tudo o que se qualificar como “notícia” em seu mundo e para relembrar essas informações quando necessário. É obrigatório se especializar em uma das seguintes áreas:
- Alta Cultura: Informações sobre galerias de arte, óperas, sinfonias e assim por diante.
- Ciência & Tecnologia: Novas descobertas e invenções.
- Cultura Popular: Paradas musicais, o que está na moda, os produtos mais vendidos, entre outras coisas.
- Esportes: Os resultados de jogos recentes, os nomes dos atletas, etc.
- Manchetes: Normalmente notícias ruins, como assassinatos, epidemias e guerras.
- Negócios: Taxas de câmbio, performance de investimento, etc.
- Pessoas: Fofocas sobre celebridades, chefes de estado e outras pessoas influentes.
- Política: Os resultados das eleições, tratados internacionais, etc.
- Regional: Notícias de todos os tipos sobre uma região específica (a sua escolha). Esse é o típico “folhetim de cidade pequena” em NTs baixos.
- Viagem: Os locais mais frequentados do ano e os preços desses roteiros.
O valor predefinido dessas especializações é igual ao NH de qualquer uma das outras -4. É difícil se especializar em um tipo de notícia sem aprender algo sobre todas as outras.
No caso de um sucesso num teste de Assuntos Atuais, o Mestre informa ao PdJ todas as notícias relevantes à sua especialização e que estejam relacionadas com o desenrolar da aventura (possivelmente incluindo pistas, se o teste tiver um bom resultado) ou concede um pequeno bônus em um teste de habilidade (ex.: um sucesso em Assuntos Atuais (Esportes) poderia resultar em um bônus de +1 na perícia Jogos de Azar quando se estiver fazendo uma aposta sobre uma luta de boxe).
Modificadores
-1 por dia em que não for possível ter acesso às notícias atu-
ais; -3 se o PdJ tiver apenas uma fonte de informação; +1 ou mais para acesso “interno” a notícias (inscrever-se em um serviço on-line comum vale +1, enquanto que um emprego em uma agência, como a CIA por exemplo, concede um bônus de +3 ou mais).