Ataque Inato†

DX/Fácil
DX-4

Esta perícia representa uma habilidade muito grande em um ataque à distância “embutido”: sopro de fogo, flechas de energia, etc. Aprenda-a para aumentar suas chances de acertar o alvo com uma Atribulação (pág. 43), Retenção (pág. 85), Ataque Inato (pág. 42), jatos e mísseis mágicos e ataques similares que se originarem do personagem, em vez de uma arma em suas mãos. Faça um teste de habilidade para acertar o alvo.

É obrigatório se especializar em uma das seguintes opções:

  • Feixe: Uma explosão de energia, jato mágico, etc., que sai das mãos. Para usar essa perícia, é necessário estar com pelo menos uma das mãos livre (embora não necessariamente vazia).
  • Olhar: Um ataque emitido pelos olhos — visão de calor, um olhar petrificante, etc. Para usar essa perícia, o PdJ não pode estar com os olhos vendados e tem que ficar de frente para a vítima.
  • Projétil: Qualquer projétil sólido ou virote de energia pseudosólido (ex.: a mágica Bola de Fogo) que sai das mãos. Para usar essa perícia, é necessário estar com pelo menos uma das mãos livre (embora não necessariamente vazia).
  • Sopro: Qualquer ataque emitido pela boca, como o sopro de um dragão ou cuspe ácido. Para usar essa perícia, o PdJ não pode estar amordaçado e tem que ficar de frente para a vítima.

Essas especializações têm um valor predefinido igual ao NH de qualquer outra -2.

O personagem usa a perícia para direcionar seu ataque e não para ativá-lo; portanto, restrições como a impossibilidade de ser amordaçado se aplicam estritamente à sua habilidade de realizar ataques à distância. Se o personagem for capaz de ativar sua habilidade enquanto está preso, não será necessário nenhum teste de habilidade para atacar quem o prender.

Esta perícia pode ser utilizada somente para ataques à distância. Recorra a Briga (pág. 185) para aumentar suas chances com habilidades que exigem contato.

Esfregue a regra na cara do seu amigo