Canhoneiro/NT†

DX/Fácil
DX-4.

Esta é a perícia usada na operação de uma arma pesada, incluindo as armas montadas em um tripé ou veículo, para fazer um ataque de fogo direto, isto é, apontar e disparar contra um alvo para o qual se tem uma linha de visão.

No caso de fogo indireto, use a perícia Artilharia (pág. 181). Faça um teste contra a perícia Canhoneiro para acertar o alvo. Realize um teste de habilidade baseado em IQ para realizar ações imediatas (ex.: derrubar um bloqueio ou reiniciar um computador danificado) se a sua arma falhar. Os carregadores podem fazer testes de habilidade baseados em ST para melhorar a cadência de tiro de certas armas operadas por uma equipe; para mais detalhes, veja as descrições individuais das armas.

O personagem deve se especializar por tipo de arma. As especializações disponíveis variam de acordo com o NT (nível tecnológico), mas incluem uma ou mais das seguintes armas:

  • Canhão: Qualquer tipo de arma que dispara um projétil pesado (ex.: o canhão principal de um tanque ou uma arma extremamente avançada embutida em uma nave espacial).
  • Catapulta: Qualquer grande lançador mecânico de virotes de fogo direto, como uma balista, por exemplo.
  • Feixe: Qualquer tipo de arma pesada que dispara energia direcionada: laser, feixes de partículas, etc.
  • Foguetes: Qualquer tipo de foguete de voo livre disparado a partir de uma base.
  • Metralhadora: Qualquer arma pesada de projétil capaz de disparar rajadas.

Essas especializações têm valor predefinido igual ao NH de qualquer outra -4. As armas de cada especialização variam de acordo com o nível tecnológico. Por exemplo, Canhoneiro (Metralhadora) cobre desde as metralhadoras Gatling manuais no NT5 até as metralhadoras eletromagnéticas em NT9+.

A familiaridade com o equipamento é essencial. Canhoneiro/NT7 (Metralhadora) envolve tanto as metralhadoras montadas em um tripé quanto os canhões automáticos aéreos. Ao mudar de um para outro, o personagem sofrerá uma penalidade de -6 até que se familiarize com todas as diferenças entre esses itens (-2 de acordo com o tipo de arma, -2 de acordo com o sistema de mira, -2 de acordo com a montaria).(tripé a fuselagem), to- talizando -6 até que se familiarize com todas as diferenças entre esses itens.

Todos os tipos de modificadores aplicáveis de combate à distân-
cia; -2 para um sistema de mira (ex.: uma câmera quando se está acostumado com campos abertos) ou suporte (ex.: um tripé
quando se está acostumado com uma torre) com a qual não esteja familiarizado ou para uma arma não familiar de um tipo
conhecido (ex.: calibre .30 quando se está acostumado com calibre .50); -4 ou mais se a arma estiver em más condições.

Esfregue a regra na cara do seu amigo