Capa

DX/Média
DX-5, Escudo (qual- quer)-4 ou Rede-4.

Essa é a habilidade de usar um manto ou capa como uma arma. Ela cobre dois tipos de capa: uma “capa leve” que chega até a cintura (qualquer manto, capa ou casaco que pese menos do que 2,5 kg) e uma “capa pesada” que chega até os pés (qualquer capa que pese 2,5 kg ou mais).

Durante uma ofensiva, o personagem pode usar a capa para enredar um oponente — para maiores detalhes, consulte as Regras Especiais de Combate Corpo a Corpo (pág. 402). Também é possível jogar a capa no rosto do oponente ou simplesmente usá-la para bloquear a visão (ambas contam como uma manobra Fintar).

Usada defensivamente, uma capa funciona de modo parecido ao escudo. Ela concede um bônus de Defesa (+1 se for leve e +2 se for pesado) e uma Defesa de Bloqueio igual a (NH/2) + 3, arredondado para baixo. No entanto, uma capa não é tão rígida quanto um escudo.

Uma capa leve tem RD 1 apenas e 3 PV, enquanto uma capa pesada tem RD 1 e 5 PV.

Esfregue a regra na cara do seu amigo