Carroceiro†
Esta é a perícia necessária para a condução de juntas de animais, puxando um carroção, charrete, etc. Ela inclui a habilidade de atrelar e cuidar dos animais e de avaliá-los antes de uma compra. Se os animais forem indóceis ou mal treinados (a critério do Mestre), o personagem deve obter um sucesso num teste de Adestramento de Animais antes de tentar um teste de Carroceiro.
Para uma viagem normal, realize um teste de Carroceiro por dia. Quando um carroção ou carga for movimentado a galope (80% ou mais do deslocamento total dos animais) ou ao se executar manobras complexas com uma charrete em combate, o condutor deve realizar um teste de Carroceiro a cada 10 segundos.
Normalmente, um fracasso não significa nada pior do que uma perda de tempo ou uma volta maior do que o necessário. Uma falha crítica ou qualquer fracasso que ocorra durante o galope indica que o veículo foi derrubado. Trate como a uma queda de 5 metros para cada passageiro ou animal envolvido (v. Queda, pág. 432).
Jogue também 2 dados para cada animal. Um resultado de 12 indica uma perna quebrada. O personagem tem de fazer vários testes de Adestramento para acalmar o animal. O tempo necessário para reacomodar a carga depende do que está sendo transportado, do terreno e do clima.
O personagem deve se especializar por tipo de animal; a especialização mais comum é Carroceiro (Equinos), que cobre cavalos e mulas. As especializações de Carroceiro têm valor predefinido igual ao NH de outra -3.
Modificadores
-2 para mais de 4 animais; -2 no caso de animais desconhecidos; até -5 no caso de terreno ruim.