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Comércio

IQ/Média
IQ-5, Análise de Merca- do-4 ou Finanças-6.
Negócios
Sociais

Esta é a perícia de comprar e vender tanto no atacado quanto no varejo. Ela envolve um talento para vendas, compreensão das práticas comerciais, cobre todos os tipos de comércio e muitos mercadores têm uma especialização opcional (pág. 169) numa única categoria de produto.

Faça um teste de habilidade para avaliar um bem, descobrir onde um determinado artigo é comprado ou vendido, descobrir o valor local de mercado de qualquer artigo, etc.

Quando dois comerciantes estiverem barganhando, o Mestre pode resolver a situação rapidamente, fazendo uma Disputa Rápida entre os dois. O vencedor somará ou diminuirá 10% do preço de mercado, dependendo se ele estava tentando vender ou comprar.

O personagem que tem esta perícia em qualquer nível recebe um bônus de +1 em todos os testes de reação quando estiver comprando ou vendendo. Um personagem que tem NH maior ou igual a 20 nesta perícia recebe um bônus de +2.

Modificadores

  • -3 no caso de Credulidade (pág. 129);
  • -3 para Pouca Empatia (pág. 153);
  • -1 a -4 para Timidez (pág. 159);
  • -3 se o artigo for ilegal, a menos que o PdJ tenha NH 12+ em Manha ou seja especializado nesse tipo de material;
  • -2 numa área com a qual o PdJ não está familiarizado, até ele ter tempo de se familiarizar com as condições locais de mercado;
  • Modificadores de Familiaridade Cultural (pág. 23).
  • Esses dois últimos modificadores são cumulativos e costumam ocorrer ao mesmo tempo.
Esfregue a regra na cara do seu amigo