Comércio
Esta é a perícia de comprar e vender tanto no atacado quanto no varejo. Ela envolve um talento para vendas, compreensão das práticas comerciais, cobre todos os tipos de comércio e muitos mercadores têm uma especialização opcional (pág. 169) numa única categoria de produto.
Faça um teste de habilidade para avaliar um bem, descobrir onde um determinado artigo é comprado ou vendido, descobrir o valor local de mercado de qualquer artigo, etc.
Quando dois comerciantes estiverem barganhando, o Mestre pode resolver a situação rapidamente, fazendo uma Disputa Rápida entre os dois. O vencedor somará ou diminuirá 10% do preço de mercado, dependendo se ele estava tentando vender ou comprar.
O personagem que tem esta perícia em qualquer nível recebe um bônus de +1 em todos os testes de reação quando estiver comprando ou vendendo. Um personagem que tem NH maior ou igual a 20 nesta perícia recebe um bônus de +2.
Modificadores
- -3 no caso de Credulidade (pág. 129);
- -3 para Pouca Empatia (pág. 153);
- -1 a -4 para Timidez (pág. 159);
- -3 se o artigo for ilegal, a menos que o PdJ tenha NH 12+ em Manha ou seja especializado nesse tipo de material;
- -2 numa área com a qual o PdJ não está familiarizado, até ele ter tempo de se familiarizar com as condições locais de mercado;
- Modificadores de Familiaridade Cultural (pág. 23).
- Esses dois últimos modificadores são cumulativos e costumam ocorrer ao mesmo tempo.