Composição Musical

IQ/Difícil
Instrumento Musical-2 ou Poesia-2 para canções.

Essa é a habilidade de compor uma peça musical. Um sucesso no teste de habilidade indica que a obra proporciona uma experiência musical agradável.

A fim de compor para um conjunto ou banda sem um maestro, o personagem deve ter um NH igual a IQ em pelo menos um dos instrumentos usados na composição e um NH igual a IQ-2 quando estiver lidando com o restante. Faça um teste com uma penalidade de -1 para cada grupo de instrumentos secundários (em oposição ao instrumento principal que será utilizado na obra); ex.: no caso de uma composição de jazz para uma sessão de saxofones, a bateria e o baixo exigiriam um teste com uma penalidade de -2.

A fim de compor para uma orquestra ou banda com um maestro, é necessário ter um NH em Performance em Grupo (Condução de Orquestra) (pág. 216) no mínimo igual a IQ. Faça um teste com uma penalidade de -1 para cada classe geral de instrumentos (em oposição ao instrumento principal que será utilizado na obra). Alguns exemplos dessas classes são: o baixo, a percussão, os instrumentos de corda e os instrumentos de sopro. Trate o coro, a harpa, o órgão ou o piano como classes independentes.

Esta perícia inclui a habilidade de ler, escrever e transcrever música de acordo com o sistema de notação da cultura do personagem (se houver). Trate os sistemas diferentes e as diferentes tradições musicais como familiaridades (v. Familiaridade, pág. 169).

Esfregue a regra na cara do seu amigo