Conhecimento do Terreno†

IQ/Fácil
IQ-4 ou Geografia (Lo- cal)-3*.

 

O personagem só pode ter um valor predefinido  onhecimento do Terreno com base em IQ somente para uma área onde ele vive ou viveu alguma vez. A Geografia concede um valor predefinido somente para o Conhecimento do Terreno da região em que o PdJ se especializou

 

Esta perícia representa a familiaridade com o povo, a política e a geografia de uma determinada região. Normalmente um personagem tem Conhecimento do Terreno apenas da área que ele considera sua “base”, seja isso uma simples fazenda ou todo um sistema solar. O Mestre pode permitir que os personagens estudem Conhecimento do Terreno para outros locais se houver informação disponível. O Mestre não precisa exigir testes para coisas simples como encontrar o ferreiro, a taverna ou a própria casa do personagem. Mas ele poderia fazer um teste para ver se o PdJ consegue encontrar um ferreiro para colocar ferraduras em seu cavalo às 3 da madrugada ou descobrir o melhor lugar para uma emboscada ao longo de um trecho de estrada. Informações “secretas” ou obscuras estão sujeitas a uma penalidade, exigem a perícia Conhecimento Oculto (pág. 191) ou simplesmente podem não estar disponíveis — a decisão é do Mestre. Ex.: O Conhecimento do Terreno de Washington, D.C. daria ao personagem a localização da embaixada da Rússia, mas não a localização atual do esconderijo da KGB. As informações que podem ser conseguidas com esta perícia coincidem, em parte, com as conseguidas com Assuntos Atuais, Geografia, Naturalista e Manha. A diferença é que o Conhecimento do Terreno funciona para uma única região: o personagem conhece os hábitos de um tigre ou chefe de gangue, mas isso não lhe dá uma compreensão geral da espécie ou das gangues da cidade. Esta perícia pode ser comprada para qualquer tipo de área. Quanto maior a área, menos pessoal e mais geral se torna seu conhecimento. Quase todos os personagens terão algum tipo de Conhecimento do Terreno. Os exemplos mais “canônicos” são:

  • Vizinhança: No caso de uma região urbana: os moradores e edifícios de alguns quarteirões da cidade. No caso de uma área rural: os habitantes, trilhas, regatos, esconderijos, pontos de emboscada, flora e fauna de algumas centenas de hectares.
  • Aldeia, Vila ou Cidade Pequena: Todas as lojas e cidadãos importantes e a maior parte daqueles que não têm importância alguma; todos os edifícios públicos e a maioria das casas.
  • Cidade: Todas as lojas, ruas, cidadãos, líderes importantes, etc.
  • Baronato, Condado, Ducado ou País Pequeno: O tipo geral de seus povoamentos e cidades, alianças políticas, líderes e a maioria dos cidadãos com Status 5+.
  • País Grande: Localização das maiores cidades e lugares importantes, consciência dos principais costumes, raças e idiomas (mas não necessariamente especialização), nomes das pessoas com Status 6+ e uma compreensão geral da situação política e econômica.
  • Planeta: O mesmo que um país grande, mas mais geral; apenas conhecimento de pessoas com Status 7+.
  • Federação Interplanetária: Localização dos maiores planetas; conhecimento das raças mais importantes (mas não necessariamente especialização); conhecimento de pessoas com Status 7+; compreensão geral da situação político-econômica.
  • Galáxia: Localização das capitais das federações interplanetárias e dos locais de origem das raças mais importantes; conhecimento de pessoas com Status 8; entendimento geral das relações entre as federações interplanetárias.

Um Conhecimento do Terreno de qualquer região maior que uma galáxia seria extremamente vago. O valor predefinido como IQ-4 é aplicado a qualquer uma dessas classes, contanto que o PdJ tenha vivido na região. Os valores predefinidos estão limitados ao “conhecimento comum” típico de seu nível tecnológico. Um caçador de NT0 tem um valor predefinido para cada nível até “Aldeia, Vila ou Cidade Pequena”, enquanto um estudante de NT8 tem um valor predefinido até o nível “Planeta”. É necessário viver em uma federação interplanetária ou interestelar para ter valores predefinidos para níveis superiores a “Planeta”.

Em alguns cenários podem existir especializações de Conhecimento do Terreno para realidades paralelas ou outras dimensões — Conhecimento do Terreno (Ciberespaço), Conhecimento do Terreno (Mundo dos Sonhos), etc. Cabe ao Mestre decidir que tipo de conhecimento será adquirido com esta perícia.

Esfregue a regra na cara do seu amigo