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Deslumbrar

Vontade/Difícil.
Nenhum.
Esotéricas

Na ficção, os bardos são capazes de influenciar outras pessoas ao contarem histórias. É possível que o Mestre queira representar essa habilidade por meio das quatro perícias de Deslumbrar descritas a seguir. Dependendo do cenário, elas podem ser mágicas, psíquicas ou uma forma cinematográfica de hipnotismo. Cada uma delas tem um tempo de execução, custo em PF e duração e exige dois testes de habilidade para ser utilizada.

No início da narrativa, realize um teste de Oratória; se não conseguir prender a atenção do público de imediato, o personagem não tem a chance de controlá-lo no final. No caso de um sucesso, prossiga para o teste de Deslumbrar; um sucesso decisivo concede um bônus de +1 nesse teste. Um fracasso significa que o personagem ainda pode tentar fazer o teste, mas sofre uma penalidade igual à margem de fracasso do teste. Uma falha crítica significa que a sua tentativa de encantar o público fracassa imediatamente.

Depois que o tempo necessário para prender a atenção das pessoas se passar, realize uma Disputa Rápida entre o NH em Deslumbrar do personagem e a Vontade de cada indivíduo presente. Se vencer, o personagem afeta o público (v. os efeitos desse resultado na descrição de cada perícia). Se perder ou empatar, o personagem não causa efeito algum. No entanto, se o resultado é uma falha crítica, o público se torna instantaneamente hostil.

O PdJ nunca pode aprender esta perícia com um NH superior ao de sua perícia Oratória.

Tamanho do Público: O “público” pode ser composto por um ouvinte ou centenas deles (tantos quantos forem capazes de ouvir a história a ser contada). No entanto, o número de pessoas que o personagem consegue encantar de uma só vez está limitado ao seu nível de Carisma elevado ao quadrado, até o máximo de 25 pessoas quando se tem Carisma 5.

Modificadores

Todas as quatro perícias de Deslumbrar sofrem uma penalidade de -3 quando há Pouca Empatia (pág. 153). Se o jogador realmente contar uma boa história, o Mestre deve recompensá-lo com um bônus entre +1 e +3 nos testes de Oratória e Deslumbrar.

Esfregue a regra na cara do seu amigo