Disfarce/NT†

IQ/Média
IQ-5 ou Maquiagem-3.

Essa é a habilidade de se fazer parecer com outra pessoa através do uso de roupas, maquiagens e cirurgia protética. Lembre-se que um disfarce rápido (vestir um jaleco ao entrar num laboratório, por exemplo) não exige teste de habilidade, mas engana apenas inimigos distraídos. São necessários de 30 a 60 minutos para preparar um bom disfarce. Faça uma Disputa Rápida (normalmente Disfarce vs. Percepção) para cada pessoa que seu disfarce precisa enganar.

Personagens com perícias como Criminologia ou Observação podem usá-las no lugar de Percepção para descobrir um impostor. O Mestre pode indicar outras perícias a serem utilizadas — Medicina, por exemplo — poderia ajudar a identificar um nariz de borracha.

Se o jogador associar Dissimulação (pág. 196) com Disfarce (isto é, quando mudar o rosto e a personalidade), será necessário fazer apenas um teste para cada pessoa ou grupo (mas ele tem de ser o mais difícil dos dois).

Se houver mais de uma espécie inteligente em seu mundo, o personagem deve adquirir uma especialização por raça. Disfarce (Humano) não tem nada a ver com Disfarce (Monstro de Olhos Esbugalhados). A especialização em sua própria espécie é a forma mais comum de Disfarce; basta anotá-la como “Disfarce” na planilha de personagem. O valor predefinido das perícias de Disfarce para as espécies com aparência física semelhante é igual ao NH de qualquer uma das outras especializações -2 a -4.

Todos os de equipamento (pág. 345); +4 para Pele Elástica (pág. 77); -1 a -5 (a critério do Mestre) para se disfarçar como alguém muito diferente. Uma aparência muito diferente também impõe uma penalidade — veja Constituição Física (pág. 18), Feições Estranhas (pág. 22) e desvantagens específicas (ex.: Corcunda, pág. 129) para maiores detalhes. Diferenças no Modificador de Tamanho normalmente impossibilitam o uso de Disfarce.

O personagem também pode aprender Disfarce (Animal) para enganar seres irracionais. Isso inclui vestir peles de animais, esfregar almíscar ou esterco no corpo, etc.

Esta e as outras especializações em Disfarce não têm um valor predefinido em função das outras. Utilize os modificadores a seguir, em vez dos fornecidos anteriormente.

  • Modificadores: +2 se o PdJ estiver a favor do vento;
  • -1 para cada animal da mesma espécie do qual o PdJ está se aproximando (-1 para cada 10 no caso de um rebanho);
  • -1 a -3 se a pele de animal for velha ou se encontrar em más condições.

Faça um teste de Naturalista para relembrar os hábitos do animal que está sendo imitado; um sucesso concede um bônus entre +1 e +3, enquanto um fracasso impõe uma penalidade entre -1 e -3.

Esfregue a regra na cara do seu amigo