Buscar por listagem!

Perícias

Dissimulação

IQ/Média
IQ-5, Atuação-2 ou Oratória-5

Essa é a habilidade de simular estados de espírito, emoções e vozes e de mentir de modo convincente durante um determinado período de tempo. Um sucesso em um teste de Dissimulação permite que o PdJ finja que pensa ou sente alguma coisa que ele não sente. O Mestre também pode exigir esse teste sempre que o PdJ tentar enganar alguém, fingir-se de morto durante um combate, etc.

A Personificação de uma pessoa em particular é um tipo especial de Dissimulação. Para imitar uma pessoa em particular, é preciso em primeiro lugar se disfarçar (v. Disfarce, pág. 196), a menos que suas vítimas não possam vê-lo.

Observe que Dissimulação não é a mesma coisa que Lábia (a arte da “fala mansa”) nem Atuação (a perícia que pode ser vista nas telas ou nos palcos).

Modificadores

+1 para cada ponto de IQ que o PdJ tem a mais do que a pessoa que ele está tentando enganar (ou o mais inteligente de um grupo) e -1 para cada ponto de IQ que a vítima tiver a mais do que o PdJ; -3 no caso de Pouca Empatia (pág. 153); -1 a -4 se tiver Timidez (pág. 159); -5 para Veracidade (pág. 159), mas apenas se o personagem estiver tentando enganar alguém. Modificadores para personificação apenas: -5 se o PdJ não estiver bem familiarizado com a pessoa imitada; -5 se a pessoa que ele quer enganar conhecer o original e -10 se eles tiverem intimidade.

Esfregue a regra na cara do seu amigo