Engenharia/NT†

IQ/Difícil
Especial.

Essa é a habilidade de projetar e construir mecanismos e sistemas tecnológicos. Um sucesso em um teste permite projetar um novo sistema, diagnosticar um defeito, determinar o propósito de um mecanismo desconhecido ou improvisar um aparelho para resolver um problema. O tempo exigido para cada tentativa fica a cargo do Mestre.

Observe que os engenheiros são projetistas e inventores e não precisam ser peritos na operação e manutenção de rotina das coisas que desenvolveram. Por exemplo, Engenharia (Armas Pequenas) permite projetar um novo rifle, mas é necessário ter Armeiro para fazer uma manutenção nele e Armas de Fogo para utilizá-lo.

Um engenheiro tem de ter uma especialização. Algumas delas são:

  • Armas Pequenas: Desenvolvimento de armas de fogo pessoais, como pistolas ou lança-foguetes portáteis. Predefinido: Armeiro (Armas Pequenas)-6.
  • Artilharia: Desenvolvimento de qualquer equipamento que se classifique como arsenal no NT do cenário, desde trabucos até mísseis inteligentes. Predefinido: Armeiro (Arma Pesada)-6.
  • Bélica: Construção ou remoção de fortificações, trincheiras, etc. Predefinido: Explosivos (Demolição)-6.
  • Civil: Planejamento de estradas, aquedutos, edifícios, etc. Predefinido: Arquitetura-6.
  • Elétrica: Desenvolvimento de sistemas elétricos, como células de energia e linhas de transmissão. Predefinido: Eletricista-6.
  • Eletrônica: Desenvolvimento e construção de aparatos eletrônicos, desde computadores até conjuntos de sensores em naves espaciais (as tecnologias específicas envolvidas válvulas, transistores, fotônica, etc., dependem do NT). Predefinido: Conserto de Equipamento Eletrônico (qualquer)-6.
  • Materiais: Preparo de novos materiais estruturais. Pré-requisitos: Química ou Metalurgia. Predefinido: Química-6 ou Metalurgia-6.
  • Mecanismos: Desenvolvimento de mecanismos com corda — relógios, homens mecânicos e coisas do gênero. Predefinido: Mecânica (Mecanismo)-6.
  • Mineração: Desenvolvimento de estruturas subterrâneas. Predefinido: Explosivos (Demolição)-6 ou Geologia (qualquer)-6.
  • Microtecnologia: Desenvolvimento de micromáquinas. Predefinido: Mecânica (Micromáquinas)-6.
  • Nanotecnologia: Desenvolvimento de nanomáquinas. Predefinido: Mecânica (Nanomáquinas)-6.
  • Paracrônica: Desenvolvimento de aparatos para viagens dimensionais e no tempo. Pré-requisitos: Física. Predefinido: Operação de Aparelhos Eletrônicos (Paracrônica)-6, mas não existe valor predefinido se a sociedade do personagem ainda não descobriu que as viagens dimensionais são possíveis.
  • Psicotrônica: Desenvolvimento de tecnologia psíquica, como escudos e amplificadores telepáticos. Predefinido: Operação de Aparelhos Eletrônicos (Psicotrônica)-6, mas não existe valor predefinido para os indivíduos originários de lugares onde não existe psiquismo.
  • Robótica: Desenvolvimento da robótica e cibernética. Predefinido: Mecânica (Robótica)-6.
  • Temporal: Desenvolvimento de máquinas do tempo. Pré-requisitos: Física. Predefinido: Operação de Aparelhos Eletrônicos (Temporal)-6, mas não há valor predefinido para indivíduos originários de lugares onde não existe viagem no tempo.
  • Tipo de Veículo: Desenvolvimento de uma classe única e abrangente de veículos. Alguns exemplos: Engenharia (Automóveis), Engenharia (Navios) e Engenharia (Naves Espaciais). Predefinido: Mecânica (mesmo tipo de veículo)-6.

As especializações de Engenharia normalmente têm valor predefinido igual a NH em qualquer uma das outras -4; no entanto, o Mestre tem liberdade para determinar que, em sua campanha, não existe um valor predefinido entre as especializações exóticas (Nanotecnologia, Paracrônica, Psicotrônica, etc.) e mundanas (Engenharia Civil, Engenharia Bélica, Engenharia de Minerais, etc.).

Esfregue a regra na cara do seu amigo