Escudo†
DX/Fácil
DX-4.
Combate e Armas
Essa é a habilidade de usar um escudo tanto para se defender quanto para atacar. A defesa ativa com qualquer tipo de escudo (o valor do Bloqueio) é igual ao (NH/2) + 3, arredondado para baixo. O personagem deve se especializar:
- Broquel: Qualquer tipo de escudo, geralmente pequeno, empunhado com uma das mãos. O broquel ocupa completamente a mão, mas é possível prepará-lo em apenas um turno ou largá-lo como uma ação livre.
- Escudo: Qualquer escudo preso por meio de uma faixa. Esses escudos têm a vantagem de permitir que algo seja segurado (mas não empunhado) pela mão do escudo, mas têm a desvantagem da lentidão de por e tirar esse escudo. Essa é a especialização mais comum, indicada como “Escudo” na planilha de personagem.
- Escudo de Energia: Qualquer escudo com uma “superfície” bloqueadora formada de energia, em vez de matéria. Escudo, Escudo (Broquel) e Escudo (de Força) têm valor predefinido igual ao NH de qualquer uma das outras -2.
Esfregue a regra na cara do seu amigo