Buscar por listagem!

Exorcismo

Vontade/Difícil
Magia Ritualística (qual- quer)-3, Ritual Religioso (qualquer)-3, Teologia (qualquer)-3 ou Vontade-6.
Oculto e Mágicas

Essa é a habilidade de expulsar um espírito de uma pessoa possuída ou de um lugar assombrado. Ela não é uma perícia mágica e sim um ritual religioso.

Tanto um médico-bruxo malaio quanto um padre católico são capazes de realizar um exorcismo; o sucesso do ritual depende da cultura original do espírito. A duração do ritual é de 15 minutos × a HT do espírito.

Alguns espíritos aguardam pacientemente o término do exorcismo, preparando sua defesa em silêncio: outros tentam distrair ou até mesmo atacar o exorcista antes do ritual se completar. Quando o exorcismo for completado, realize um teste com esta perícia.

No caso de um fracasso, o espírito permanece no corpo da vítima e será necessário esperar pelo menos uma semana para poder repetir o ritual. No caso de uma falha crítica, jogue imediatamente 3d+10 e consulte a Tabela de Verificação de Pânico (pág. 360). Mesmo que o personagem consiga manter sua sanidade, nunca mais pode tentar exorcizar o mesmo espírito.

No caso de um sucesso decisivo, o espírito é banido imediatamente. No caso de um sucesso simples, o personagem enfrenta seu oponente em uma Disputa Rápida: o NH do personagem em Exorcismo vs. o maior valor entre a ST e a Vontade do espírito.

Quando estiver combatendo um espírito que se encontra dentro de um ser vivo, some o maior valor entre a ST e a Vontade da vítima ao NH em Exorcismo do personagem se ele tentar “expulsar o espírito”.

Se vencer ou empatar a disputa, a criatura permanece e o personagem tem de esperar pelo menos uma semana antes de poder repetir o ritual. Se o PdJ vencer, ele consegue arrancar o espírito da vítima ou do local assombrado. O espírito de um mortal falecido está destinado ao descanso eterno.

Já para demônios e entidades semelhantes, o exorcista deve realizar um teste de reação. No caso de uma reação melhor ou igual a Fraca, o espírito se sentirá humilhado e fugirá. No caso de uma reação Ruim ou pior, a criatura usará todos os recursos ao seu alcance para se vingar do PdJ e de todos que se encontram nas proximidades.

Se qualquer uma das etapas do exorcismo acabar falhando, realize um teste de IQ. Um sucesso indica que o personagem aprendeu algo sobre o espírito que o ajudará a banir o inimigo em sua próxima tentativa, o que concede um bônus de +2 nos testes de habilidade posteriores. É permitido solicitar esse bônus somente uma vez para cada espírito.

Modificadores

-4 se o PdJ não tiver uma ou mais das seguintes vantagens:


Abençoado (pág. 35), Investidura de Poder (pág. 67) ou Fé Verdadeira (pág. 60);
ele conseguirá entender o ritual, mas não recebe o apoio das forças sagradas.

Esfregue a regra na cara do seu amigo