Explosivos/NT†
Demolição: É a habilidade de preparar e detonar explosivos para explodir coisas. Toda vez que o personagem for usar explosivos dessa maneira, ele tem de fazer um teste. Um fracasso indica que ele cometeu um engano — a gravidade do engano depende da margem de fracasso. Um resultado muito ruim com uma carga próxima pode mandá-lo pelos ares. O tempo exigido varia. São necessários apenas alguns segundos para instalar a carga preparada, mas a demolição de uma ponte grande ou de um arranha-céu pode levar horas. Quando o personagem estiver montando uma armadilha explosiva, use esta perícia, em vez de Armadilhas. Os testes para montar um estopim (ex.: uma mina terrestre) em vez de um temporizador sofrem uma penalidade de -2. Predefinido: Engenharia (Bélica)-3 ou (Mineração)-3.
Demolição Subaquática (DS): A habilidade de preparar e detonar uma carga explosiva debaixo d’água. Todo o restante é similar a Explosivos (Demolição). O PdJ precisa ter a perícia Mergulho ou pelo menos Natação para poder chegar ao local onde deseja instalar os explosivos.
Desarmamento de Dispositivo Explosivo (DDE): A habilidade de desarmar bombas e outros explosivos. Quando estiver desarmado uma armadilha, faça uma Disputa Rápida entre o NH em Explosivos (DDE) do personagem e o NH em Explosivos (Demolição) da pessoa que criou o dispositivo. Um fracasso (ou até mesmo uma falha crítica) não significa, necessariamente, que a explosão ocorreu (o Mestre pode ser muito mais criativo que isso!). Uma série de coisas pode acontecer nas circunstâncias adequadas, como sibilos repentinos, peças misteriosas se soltando, cãibras, urticária e alarmes disparando. É melhor que o Mestre jogue os dados e descreva a situação para a vítima. As Verificações de Pânico são apropriadas para os sobreviventes de uma tentativa de desarmamento fracassada. Pré-requisitos: DX 12+.
Desarmamento de Dispositivo Nuclear (DDN): O equivalente de Explosivos (DDE) para dispositivos nucleares. Desarmar uma arma militar nuclear é simples, mas fazer o mesmo com uma bomba caseira terrorista pode ser muito mais complicado. Somente uma falha crítica confirmada por uma segunda falha crítica resulta na detonação da bomba. Qualquer fracasso menos grave detona, na pior das hipóteses, o acionador altamente explosivo da bomba, contaminando a área próxima com material radioativo. Não que isso sirva de consolo para os habitantes da região.
Fogos de Artifício: A habilidade de fabricar mecanismos de pirotecnia, como fogos de artifício, sinaleiros, bombas de fumaça, granadas de luz, etc. Grande parte desses itens pode ser utilizada por qualquer pessoa. Predefinido: Química-3.
Essas especializações têm valor predefinido igual ao NH em qualquer uma das outras -4, exceto Demolição e DS, que têm valor predefinido igual a NH-2, e DDE e DDN, que também têm o valor predefinido igual ao NH na outra -2.
Modificadores
Todos os de equipamento (pág. 345); -1 a -5 se houver alguma distração (ex.: ataque inimigo ou um bando de formigas mordendo os seus pés) ou movimentação física (ex.: um barco ou ônibus em alta velocidade). Os modificadores de tempo encontrados em Tempo Gasto (pág. 346) são
utilizados com frequência.