Furtividade
Essa é a habilidade de se esconder e se mover silenciosamente. Um sucesso em um teste permite que o PdJ se esconda em qualquer lugar, menos num aposento completamente vazio, movimente-se tão silenciosamente que ninguém irá escutá-lo, ou siga alguém sem ser notado (para seguir alguém em meio a uma multidão use a perícia Perseguição, v. pág. 217).
Se o personagem estiver se movendo silenciosamente e alguém estiver especificamente à espera de intrusos, o Mestre faz uma Disputa Rápida entre a Furtividade do PdJ e a Percepção da sentinela.
Esta perícia também é usada para caçar. Um sucesso num teste de habilidade (e mais ou menos 30 minutos) deixará o personagem a menos de 30 metros da maioria dos animais. Outro teste, com uma penalidade de -5, o colocará a 15 metros.
Modificadores
Uma penalidade
igual ao nível de carga; -5 para se escon-
der em uma área sem “esconderijos”
naturais; +3 ou mais se existirem vários
esconderijos; -5 para se mover silencio-
samente se ele estiver se movendo mais
rápido do que deslocamento 1; -5 para
enganar animais com Olfato Discrimi-
natório (ex.: cães).