Jogos de Entretenimento†
Jogos de Entretenimento
Essa é a habilidade de jogar bem um jogo. Essa habilidade inclui o conhecimento das regras e etiqueta do jogo, bem como dos regulamentos de um torneio. O PdJ deve se especializar em um determinado tipo de jogo. Entre as possibilidades incluem-se jogos tradicionais de tabuleiro (como xadrez, Go, hnefatafl e mankala), de cartas, de guerra e de computador. Muitas culturas consideram a habilidade de jogar um ou mais jogos com destreza uma conquista social válida. As pessoas costumam apostar grandes somas de dinheiro em jogos e é possível ganhar a vida como um jogador profissional. Também é possível aproveitar o ato de jogar para resolver disputas. Em um mundo de fantasia, um monstro ou feiticeiro poderoso pode até mesmo desafiar um herói para um jogo em que o objeto da aposta é a vida dele ou de seus companheiros.
O conhecimento das regras de um determinado esporte também é uma perícia de Jogos de Entretenimento, mas ao contrário do uso típico desta perícia, as especializações em esportes só permitirão ao personagem ser o juiz de um evento. Para jogar, aprenda a perícia Esportes (pág. 198) ou Esportes de Combate (pág. 181).
Como juiz, realize um teste de habilidade para apitar um jogo, identificar uma falta sutil, determinar quem é o vencedor em situações cujas imagens precisam ser examinadas para se esclarecer o que realmente aconteceu, etc. Como atleta, o personagem pode usar Jogos de Entretenimento para fazer um teste de Influência (v. Testes de Influência, pág. 359) quando estiver lidando com um juiz ou árbitro, mas esse teste sempre sofre uma penalidade de -3 ou pior.
Quando comprar uma especialização em esportes, especifique qual é esse esporte e o tipo de liga ou torneio de que ele pertence; ex.: Jogos de Entretenimento (Futebol Americano da NFL) ou Jogos de Entretenimento (Judô Olímpico). As regras das diferentes ligas de um mesmo esporte têm um valor predefinido igual ao NH em qualquer uma das outras -2.
Modificadores
Todos os de Familiaridade Cultural (pág. 23). Os jogos clássicos têm um corpo de conhecimento que cresce ao longo do tempo; portanto, quando jogadores de eras diferentes competirem, o jogador da época mais recente na cronologia receberá um bônus de +1 em seu nível de habilidade efetivo.