Jurisprudência†
Esta perícia representa o conhecimento das leis e da jurisprudência. Um sucesso em um teste de habilidade permite lembrar, deduzir ou conceber uma resposta para uma pergunta sobre a lei. Lembre-se, no entanto, que poucas perguntas legais têm uma resposta precisa (até mesmo um especialista será vago ou ambíguo em seus conselhos).
O personagem deve se especializar em uma das duas classes gerais a seguir:
- As leis de uma determinada região política (ex.: Canadá ou França) numa área de conhecimento específica (constitucional, contratual, criminal, policial, etc.). Exemplos: Jurisprudência (Criminal Britânica), Jurisprudência (Constitucional Canadense) e Jurisprudência (Contratual Norte-Americana).
- Um conjunto de leis especiais não associadas com uma região política. Exemplos: Jurisprudência (Lei Canônica), Jurisprudência (Internacional) e Jurisprudência (Espacial).
As especializações de uma mesma região, como Jurisprudência (Criminal Britânica) e Jurisprudência (Policial Britânica), ou área de conhecimento, como Jurisprudência (Criminal Britânica) e Jurisprudência (Criminal Francesa), têm um valor predefinido igual a NH de qualquer outra -4. Se tanto a região quanto a área de conhecimento forem diferentes, o valor predefinido será NH-6 ou pior.
Em algumas épocas ou lugares, uma Disputa Rápida de Jurisprudência (Criminal) entre os advogados de defesa e acusação determina o desfecho de um julgamento. Em outras, a Jurisprudência funciona como um teste de Influência (v. Testes de Influência, pág. 359) utilizado para manipular a opinião do júri.
Os defensores da lei quase sempre gastam alguns pontos em Jurisprudência (Policial) de sua região. Isso representa um conhecimento do “procedimento adequado” quando se está efetuando uma prisão, lidando com evidências, fazendo um interrogatório, etc.