Lavagem Cerebral/NT
Essa é a habilidade em causar a mudança da personalidade e controle da mente por meio de tecnologia. Apenas os serviços de inteligência, militar e de segurança ensinam esta perícia e somente para os indivíduos que têm o nível Hierárquico adequado ou que têm Permissão de Segurança. E mesmo assim, raramente ela é colocada em prática fora de áreas de vigilância (exceto, talvez, em épocas de guerra).
A Lavagem Cerebral inclui várias técnicas. Algumas já comprovadas, outras não passam de bruxaria. Dependendo do cenário, ela pode incluir a aplicação de drogas, choque elétrico, hipnotismo, privação dos sentidos, pressão social, mensagens subliminares ou cirurgia… O mais provável é ter uma combinação de vários métodos.
Independente das técnicas utilizadas, considere a Lavagem Cerebral como uma Disputa de Habilidade (e não uma Disputa Rápida) entre esta perícia e a Vontade da vítima. Faça um teste uma vez por dia. É claro que o indivíduo responsável pela lavagem cerebral leva uma grande vantagem: mesmo que a vítima vença uma vez, sua derrota é apenas uma questão de tempo.
Os resultados dependem do quão eficaz o Mestre quer que a lavagem cerebral seja, mas podem incluir insanidade, alteração de personalidade ou sugestões que podem ser ativadas por eventos futuros. Em termos de jogo, a vítima pode adquirir quase todas as peculiaridades ou desvantagens mentais.
Em cenários onde existem interfaces neurológicas, é possível “invadir” o cérebro da vítima usando um computador. Cada tentativa leva apenas uma fração de segundo. A Invasão Cerebral deve ser tratada como uma perícia única e tem Hacking de Computador, em vez de Psicologia, como pré-requisito.
Esta perícia não costuma ter um valor predefinido. No entanto, o Mestre que quiser explorar detalhes mais violentos pode especificar as técnicas que são utilizadas na campanha e fazer com que Lavagem Cerebral tenha um valor predefinido com base em uma ou mais das seguintes perícias: Operação de Aparelhos Eletrônicos (Médicos)-6, Hipnotismo-6, Interrogatório-6, Farmácia-6, Psicologia-6 ou Cirurgia-6, o que for apropriado.