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Liderança

IQ/Média
IQ-5
Militares
Sociais

Essa é a habilidade de coordenar um grupo de pessoas. É preciso um sucesso em um teste de Liderança para conduzir os PdMs a uma situação de perigo (os jogadores podem decidir por seus personagens se eles seguirão seu personagem ou não).

É possível realizar um teste de Liderança durante um combate se o líder passou o turno inteiro dando ordens e encorajando os soldados. No caso de um sucesso, todos aqueles que conseguirem ouvi-lo (incluindo os PdJs) receberão um bônus de +1 em todas as Verificações de Pânico e de moral e nos testes de autocontrole originados de desvantagens que podem reduzir a eficiência em combate (como Fúria e Covardia ou Sanguinolência se o personagem quiser fazer prisioneiros). Um sucesso decisivo concede um bônus de +2, que persiste até o próximo turno (quando é possível um novo teste). No entanto, um grupo pode ter apenas um líder. Se várias pessoas estiverem disputando a liderança, nenhuma delas receberá qualquer bônus.

Observe que um nível mínimo de Liderança é muitas vezes pré-requisito para um alto nível em Hierarquia (pág. 29).

Modificadores

  • Os de Carisma (pág. 47)
  • -3 Pouca Empatia (pág. 153)
  • -1 a -4 por Timidez (pág. 159)
  • -5 se o PdM nunca tiver estado em ação com o PdJ
  • -5 se o PdJ os estiver enviando em uma missão perigosa, mas não estiver indo junto
  • +5 se a lealdade deles para com o personagem for “Boa”
  • +10 se a lealdade for “Muito Boa”

Não será necessário nenhum teste se a lealdade for Excelente.

Esfregue a regra na cara do seu amigo