Liderança
Essa é a habilidade de coordenar um grupo de pessoas. É preciso um sucesso em um teste de Liderança para conduzir os PdMs a uma situação de perigo (os jogadores podem decidir por seus personagens se eles seguirão seu personagem ou não).
É possível realizar um teste de Liderança durante um combate se o líder passou o turno inteiro dando ordens e encorajando os soldados. No caso de um sucesso, todos aqueles que conseguirem ouvi-lo (incluindo os PdJs) receberão um bônus de +1 em todas as Verificações de Pânico e de moral e nos testes de autocontrole originados de desvantagens que podem reduzir a eficiência em combate (como Fúria e Covardia ou Sanguinolência se o personagem quiser fazer prisioneiros). Um sucesso decisivo concede um bônus de +2, que persiste até o próximo turno (quando é possível um novo teste). No entanto, um grupo pode ter apenas um líder. Se várias pessoas estiverem disputando a liderança, nenhuma delas receberá qualquer bônus.
Observe que um nível mínimo de Liderança é muitas vezes pré-requisito para um alto nível em Hierarquia (pág. 29).
Modificadores
- Os de Carisma (pág. 47)
- -3 Pouca Empatia (pág. 153)
- -1 a -4 por Timidez (pág. 159)
- -5 se o PdM nunca tiver estado em ação com o PdJ
- -5 se o PdJ os estiver enviando em uma missão perigosa, mas não estiver indo junto
- +5 se a lealdade deles para com o personagem for “Boa”
- +10 se a lealdade for “Muito Boa”
Não será necessário nenhum teste se a lealdade for Excelente.