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Lutar às Cegas

Per/Muito Difícil
Nenhum.
Esotéricas

O PdJ aprendeu a lutar vendado ou na escuridão absoluta. Por isso, ele é capaz de “sentir” os alvos sem ter de visualizá-los. Esta perícia permite o uso de outros sentidos além da visão — principalmente a audição, mas também o tato e o olfato para perceber a localização exata de seus oponentes. Um sucesso num teste permite um ataque corpo a corpo ou defesa ativa sem nenhuma penalidade devida à má iluminação (até mesmo na escuridão total), cegueira (temporária ou permanente) ou inimigo invisível.

No entanto, os ataques feitos na escuridão total, durante um momento de cegueira ou contra inimigos invisíveis sofrem uma penalidade adicional de -2 se visarem pontos de impacto específicos. Se o personagem for também um Arqueiro Zen (pág. 179), ele pode disparar contra alvos sem enxergá-los fazendo testes nas duas perícias com uma penalidade de -6.

Um adversário consciente da habilidade do personagem consegue enganá-lo se vencer uma Disputa Rápida da Furtividade-4 dele contra o NH em Lutar às Cegas do personagem a cada turno. Se ele vencer, o PdJ não será capaz de detectá-lo. No entanto, a Arte da Invisibilidade (pág. 181) é completamente inútil e nunca funciona contra esta perícia.

Modificadores

  • Ruídos de fundo impõem penalidades: -1 no caso de chuva, -2 no caso de tempestades, -3 para uma região movimentada e barulhenta ou para maquinário pesado, -4 para um estádio de futebol lotado ou -5 em meio ao fogo de barragem de uma artilharia. Se o personagem for completamente surdo, a penalidade é -7, mas ainda é possível tentar fazer um teste, pois a perícia não se baseia apenas na audição.
  • Adicione ao teste o nível de Audição Aguçada e o maior nível do Talento para PES (pág. 256) ou Talento para Telepatia (pág. 257).
Esfregue a regra na cara do seu amigo