Meteorologia/NT†
Esse é o estudo do clima e a habilidade de predizê-lo. A perícia se beneficia de Familiaridade com recursos tecnológicos como barômetro e mapas de satélites, mas o meteorologista ainda é capaz de trabalhar sem seus instrumentos. Do contrário, ele não será um meteorologista e sim um “leitor” de instrumentos.
Quando se quiser prever o clima, o Mestre faz um teste de habilidade em segredo para o jogador. Um sucesso significa que ele dirá a verdade, enquanto um fracasso implica numa resposta aleatória ou uma mentira. Cada teste de habilidade prediz o tempo para um dia. Se o teste de um dia fracassa, os seguintes não podem ser bem-sucedidos. Por exemplo, uma previsão válida para 3 dias exige 3 testes: o primeiro para o dia seguinte e mais um para cada um dos dias subsequentes.
Um sucesso permite que o personagem deduza em termos gerais que tipo de clima esperar para qualquer área que esteja visitando.
Em sociedades com NT4 esta perícia é chamada de Noção do Clima e o personagem recebe um bônus de +2 quando estiver usando essa perícia no lugar onde vive. Em NT5+, a Meteorologia será uma perícia científica e o PdJ tem de se especializar de acordo com o tipo de planeta; v. Tipos de Planetas (pág. 184) para maiores detalhes.
Modificadores
O tempo é um fator muito importante. Não há redutor para predizer o clima do dia seguinte, mas existe uma penalidade de -1 para 2 dias, -2 para 3 dias, -4 para 4 dias, -6 para 5 dias e uma penalidade adicional de -2 para cada dia a mais. A instrumentação ganha utilidade com a invenção do barômetro em NT4, depois do que os modificadores de equipamento (pág. 345) se aplicam. O personagem tem de ter NH maior do que o valor predefinido para poder usar os bônus de bom equipamento.