Navegação/NT†
Esta é a habilidade de saber qual a sua posição por meio da observação de seus arredores e do uso de instrumentos. Um sucesso em um teste de habilidade dirá onde o personagem está ou permite estabelecer um percurso.
Especializações:
Ar:
Navegação pelas estrelas e pelo terreno abaixo da nave. Modificadores são semelhantes aos de Navegação (Mar). Predefinido: Astronomia-5.
Espaço:
Navegação pelo espaço interplanetário e interestelar, normalmente com velocidade inferior à da luz. Modificadores: +2 para Noção Tridimensional do Espaço. Predefinido: Astronomia-4 ou Matemática (Aplicada)-4.
Hiperespaço:
Navegação pelo "hiperespaço". Semelhante à Navegação (Espaço), mas usado em viagens mais rápidas que a luz. Modificadores são semelhantes aos de Navegação (Espaço). Predefinido: Astronomia-4 ou Matemática (Aplicada)-5.
Mar:
Navegação pelas estrelas e correntes marítimas. Modificadores: +3 se o personagem tiver Senso de Direção ou instrumentos avançados como GPS ou bússola inercial. Predefinido: Astronomia-5 ou Tripulante de Navio-5.
Terra:
Navegação usando pontos de referência e estrelas; também chamada de "orientação". Modificadores: +3 se o personagem tiver Senso de Direção ou substituto de alta tecnologia. Predefinido: IQ-5, Cartografia-4 ou Matemática (Topografia)-4.
As navegações por ar, terra e mar têm valor predefinido igual ao NH em qualquer uma das outras -2. As navegações pelo espaço e hiperespaço têm valor predefinido igual ao NH das outras -5. Não existe nenhum nível predefinido entre esses dois grupos.
Modificadores
-1 a -10 se o personagem estiver em uma região com a qual ele não está familiarizado (a critério do Mestre, mas um mundo, sistema estelar, etc., deve resultar em uma penalidade de pelo menos -5); modificadores de equipamento.