Observação
Esta é o talento de observar situações perigosas ou "interessantes" sem ser percebido. Utilize esta perícia para monitorar uma região, um grupo de pessoas ou seus arredores, para descobrir detalhes escondidos ou taticamente significativos — é diferente de obter pistas ou fazer uma pesquisa de campo (use Perícia Forense e Revistar, respectivamente). A Observação é sempre utilizada à distância.
Um sucesso no teste de habilidade permite obter informações que não estão especificamente escondidas. Por exemplo, o personagem poderia espionar um banco para descobrir quantas câmeras existem e o horário dos guardas antes do roubo, estimar quantas pessoas existem em uma multidão ou descobrir o tamanho de uma tropa movendo-se em campo aberto. O Mestre pode exigir um teste de Análise da Informação para o personagem interpretar o que ele está observando.
A fim de identificar detalhes deliberadamente ocultos (ex.: uma pessoa vigiando o personagem, um homem armado em meio à multidão ou um ninho de metralhadoras escondido), o PdJ tem de vencer uma Disputa Rápida entre o NH do personagem em Camuflagem, Furtividade, Observação ou Perseguição (o que for apropriado) de seu adversário. O Mestre deve fazer a Disputa em segredo e não deve dizer que o personagem não conseguiu ver a metralhadora escondida em meio aos arbustos.
Se a tentativa fracassar, o personagem não obterá detalhes sobre um item evidente ou não conseguirá encontrar um objeto escondido. No caso de uma falha crítica, alguém percebe a observação e não fica nada feliz com isso.
Modificadores
- Sentidos Aguçados (pág. 88), o que for apropriado;
- Modificadores por cobertura, escuridão ou tamanho;
- -1 a -10 se o alvo estiver escondido sob uma camuflagem moderna ou usando tecnologia de "furtividade";
- +1 a +10 se o PdJ dispuser de mecanismos de vigilância adequados (um termógrafo para ver um atirador escondido, binóculos para observar o movimento das tropas, etc.) e obtiver sucesso no teste de habilidade para operá-los.