Ocultamento
Esta é a perícia de esconder objetos em seu corpo ou no de outra pessoa (normalmente com a cooperação dela). O tamanho e a forma do objeto ditam o seu grau de ocultabilidade.
- +4: Uma joia pequena; um selo.
- +3: Uma joia do tamanho de uma ervilha.
- +2: Uma gazua; uma joia grande; uma moeda de 10 centavos. Em NT9+: um disco de computador; uma carta.
- +1: Um conjunto de gazuas; uma moeda de um real.
- -0: Em NT8: um disquete do século XX ou CD sem o estojo.
- -1: Uma adaga; um estilingue; um revólver ou granada pequena.
- -2: Uma pistola média (ex.: Luger); uma granada; uma faca grande.
- -3: Uma submetralhadora; uma espada pequena; uma carabina pequena.
- -4: Uma espada larga; um rifle de assalto.
- -5: Uma espada bastarda; um rifle de batalha.
- -6: Uma besta; um rifle pesado de atirador profissional.
Objetos que se movem ou fazem barulho impõem uma penalidade de no mínimo -1.
As roupas também afetam o nível de habilidade efetivo. Uma freira Carmelita vestindo um hábito completo (bônus de +5) é capaz de passar uma bazuca ou um machado em uma revista visual. Uma corista de Las Vegas em trajes de trabalho (penalidade de -5) tem problemas em esconder até mesmo uma adaga. É claro que a corista poderia escapar à revista (a menos que a guarda estivesse completamente entediada) porque ela obviamente não poderia esconder nada naquela roupa. A nudez completa impõe uma penalidade de -7.
Um coldre de ocultação bem feito pode ajudar a esconder uma arma; use os modificadores de equipamento da pág. 345. Roupas desenhadas especialmente para esconder objetos podem ter um bônus de até +4.
Encontrar um objeto escondido em uma pessoa é uma Disputa Rápida entre as perícias Revistar e Ocultamento. Revistar tem um valor predefinido igual a Percepção-5 se o PdJ não a tiver estudado. V. Revistar (pág. 221) para conhecer melhor as regras.