Buscar por listagem!

Operação de Aparelhos Eletrônicos/NT†

IQ/Média
IQ-5, Conserto de Equipamento Eletrônico (mesma)-5 ou Engenharia (Eletrônica)-5
Artes e Entretenimentos
Criminais e Ruas
Espionagem
Médicas
Militares
Policiais
Técnicas

Esta perícia permite a utilização de equipamento eletrônico dentro de uma especialidade conhecida. Não há necessidade de testes para a utilização normal diária do equipamento. Eles são necessários apenas nas situações de emergência ou nos casos de uso “anormal” do equipamento (exceção: pessoas inexperientes sempre terão de fazer o teste com seu valor predefinido).

O personagem deve escolher uma especialidade, que varia de acordo com a campanha. Alguns exemplos:

  • Científicos: Equipamentos eletrônicos de laboratório e pesquisa. O personagem está automaticamente familiarizado com o equipamento utilizado junto com uma perícia científica em que ele tenha gasto pelo menos um ponto.
  • Comunicações (Comu): Todos os tipos de tecnologia de comunicação eletrônica: rádios, transmissão via satélite, comunicadores a laser, etc. A especialidade Comunicações compreende também o conhecimento de todos os códigos de comunicação de uso corrente adequados à história do personagem. O uso desses códigos não exige testes de habilidade, enquanto a tentativa de entender ou usar códigos desconhecidos sim. Em NT5–7, essa especialidade é representada pela telegrafia: o personagem é capaz de enviar ou receber 2 palavras por minuto (ppm) para cada ponto na perícia em NT5 e 3 ppm a cada ponto na perícia em NT6–7.
  • Escudos de Força: Portátil, veicular, escudos defletores de força em bases e astronaves.
  • Guerra Eletrônica (GE): Todos os equipamentos de espionagem e interferência, incluindo contramedidas eletrônicas (CME) e contra-contramedidas eletrônicas (CCME). Na maioria dos cenários, somente as agências de inteligência e os militares ensinam essa especialização e somente para indivíduos com Hierarquia Militar adequada ou Permissão de Segurança.
  • Médicos: Todos os tipos de equipamento de diagnóstico eletrônico e de manutenção de vida.
  • Mídia: Todos os tipos de equipamento de edição de áudio, imagem e vídeo. Se existirem vídeos tridimensionais (“holográficos”) ou registros sensoriais (“sensies”) no cenário, essa especialidade inclui a habilidade de operar os equipamentos relevantes. Trate as mídias diferentes como tecnologias desconhecidas.
  • Paracrônica: Métodos tecnológicos de viagem entre dimensões e cronologias.
  • Psicotrônica: Tecnologia psíquica, como escudos e amplificadores telepáticos.
  • Sensores: Equipamento de detecção de longo alcance de quase todos os tipos, desde radares de defesa aérea até sensores de naves espaciais. Certos sensores altamente específicos (como os sonares) têm suas próprias especializações.
  • Sistemas de Segurança: Útil no projeto (e burla) de todos os tipos de alarmes, sensores de segurança e tecnologias de vigilância de área.
  • Sonar: Todos os tipos de equipamento de detecção acústica de longo alcance (normalmente utilizados debaixo d’água).
  • Temporal: Todos os tipos de máquinas do tempo. Uma falha crítica pode ser desastrosa para o viajante no tempo.
  • Transmissores de Matéria (TM): Todos os transmissores e teletransportadores de matéria. Uma falha crítica pode causar um desastre, principalmente quando se está transportando seres vivos.
  • Vigilância: Todos os tipos de equipamentos de vigilância interna ou remota: “escutas”, câmeras ocultas, microfones de longo alcance, grampos telefônicos, etc.

Essas especializações têm valor predefinido igual ao NH em qualquer outra -4; no entanto, o Mestre tem liberdade para determinar que, em sua campanha, não exista um valor predefinido entre as especializações exóticas (Paracrônica, Psicotrônica, etc.) e as mundanas (Mídia, Sistemas de Segurança, etc.). As tecnologias compreendidas por uma especialização em particular variam de acordo com o nível tecnológico. Por exemplo, Operação de Aparelhos Eletrônicos (Comunicações) abrange telégrafos no NT5, telefones e rádio no NT6 e sistemas de comunicação digital no NT8 e podem incluir comunicadores mais rápidos que a luz ou telepáticos em NTs mais elevados.

A Familiaridade é essencial nesse quesito. A Operação de Aparelhos Eletrônicos (Sensores) abrange tanto os termógrafos dos caças quanto os radares que penetram o solo em satélites, mas passar de um para outro impõe uma penalidade de -2 por causa do tipo de equipamento (termógrafo a radar) e -2 por causa do local da instalação (avião a satélite), resultando em uma penalidade de -4 nesta perícia até que o personagem se familiarize com todas as diferenças entre os equipamentos.

Modificadores


<p> Todos os de equipamento (pág. 345); -2 no caso de uma tecnologia de um tipo conhecido com o qual não se está familiarizado (ex.: radar quando se está acostumado com termógrafos) ou uma implementação desconhecida de uma tecnologia conhecida (ex.: radar de defesa aérea quando se está acostumado com radar meteorológico); -1 a -10 se fizer muito tempo que o personagem trabalha na sua área de conhecimento (isso varia de acordo com a área) e ainda não teve a chance de se familiarizar com as mudanças.</p>

Esfregue a regra na cara do seu amigo