Perícia Abrangente†
Uma Perícia Abrangente representa um conhecimento interdisciplinar sobre um tema específico. Quando estiver respondendo a perguntas factuais sobre esse tema, o PdJ pode fazer um teste de Perícia Abrangente em vez de qualquer teste baseado em IQ contra qualquer perícia que tenha um valor predefinido. As Perícias Especiais não o isentam das exigências de Familiaridade Cultural (pág. 23) ou Idiomas (pág. 23) e nunca concedem a habilidade para realizar tarefas práticas. Às vezes os especialistas complementam as Perícias Especiais com perícias de Conhecimento do Terreno (pág. 190) relacionadas, mas é necessário aprendê-las separadamente.
O personagem deve se especializar por tema e o Mestre tem liberdade de proibir qualquer tema que considere abrangente demais. Alguns exemplos:
- Ciência Militar: Conhecimento geral de táticas militares. Pode substituir Artilharia, Canhoneiro, Estratégia ou Tática para se responder perguntas sobre armas e estratégias, mas não quando se tem de utilizá-las.
- Ciência Política: O estudo acadêmico da política. Pode substituir Geografia, História, Jurisprudência, Política ou Sociologia quando se faz uma análise política.
- Egiptologia: O estudo do Egito Antigo. Pode funcionar como Antropologia, Arqueologia, História, Linguística ou Ocultismo para esse mesmo fim.
- Epidemiologia: O estudo da disseminação das doenças. Pode servir como Biologia, Diagnose, Geografia, Matemática ou Perícia Forense quando se estiver avaliando como uma epidemia se espalhou.
- Filosofia Natural: Uma perícia geral que normalmente substitui perícias científicas específicas (que talvez nem existam ainda) para os estudiosos de NT1 a 4. Pode ser usada no lugar de qualquer perícia científica (ex.: Biologia ou Física) ao se responder perguntas sobre as crenças acerca do funcionamento do universo.
- Hidrologia: O estudo das massas de água do planeta. Pode ser utilizada no lugar de Biologia, Geografia, Geologia, Química ou Meteorologia para se responder perguntas sobre precipitações, enchentes, irrigação, etc.
- Psiquismo: O estudo da mente e do cérebro psíquico. Pode funcionar como Biologia, Diagnose, Fisiologia, Medicina ou Psicologia ao se lidar com os fenômenos psíquicos manifestados por seres vivos. Não pode ser usada no lugar de Conserto de Equipamento Eletrônico e Operação de Aparelhos Eletrônicos, nem as especializações em Engenharia que lidam com a psicotrônica.
- Segurança de Computadores: Especialização no combate à invasão de computadores (“hacking”). Pode substituir Criptografia, Operação de Computadores ou Operação de Aparelhos Eletrônicos durante uma verificação de “brechas” na segurança de um sistema de computadores. Utilize Programação de Computadores para corrigir ou explorar essas falhas.
- Tanatologia: O estudo esotérico da morte. Pode substituir Antropologia, Arqueologia, Ocultismo ou Teologia quando se lida com a morte ou os mortos.
- Teoria da Conspiração: O estudo das redes interligadas de conspiração. Pode substituir Antropologia, Geografia, História, Literatura ou Ocultismo ao se tentar responder perguntas sobre conspirações e também funcionar como Análise da Informação para esse mesmo fim (e somente ele). Ela não inclui os segredos internos das organizações conspiratórias, que são tratados em Conhecimento Oculto (pág. 191).
- Xenologia: Conhecimento geral das raças alienígenas de um determinado cenário. Pode substituir Antropologia, Fisiologia, História ou Psicologia ao se identificar o membro de uma raça diferente da sua ou ao se responder a perguntas gerais sobre essa mesma raça e sua cultura.