Pontos de Pressão
Essa é a arte de atacar pontos de pressão a fim de enfraquecer um oponente. Para usar essa habilidade, é necessário um sucesso em um ataque de Caratê (ou outra perícia de combate apropriada; veja a seguir). Esse ataque sofre uma penalidade de -2, além das penalidades usuais de ponto de impacto (v. Ponto de Impacto, pág. 398). Se pelo menos 1 ponto de dano penetrar a RD do alvo, faça uma Disputa Rápida de Pontos de Pressão contra a HT da vítima.
Se o personagem vencer, o alvo enfraquece temporariamente. Um membro ficará paralisado e efetivamente incapacitado durante 5d segundos. Um golpe em um ponto de pressão localizado no tronco irá interferir na respiração da vítima, resultando em asfixia (v. Sufocamento, pág. 437); ela pode realizar um teste de HT por segundo para se recuperar. Um soco no rosto deixa a vítima atordoada; ela tem direito a um teste de IQ por segundo para se recuperar. Um golpe no crânio cega a vítima durante 2d segundos; veja Cegueira (pág. 125).
Também é possível tentar atingir os Pontos de Pressão utilizando o Judô. Faça a Disputa Rápida descrita anteriormente depois aplicar uma chave com sucesso. O resultado dessa disputa deve ser acrescentado a todos os outros efeitos causados pela chave.
O Mestre pode permitir que guerreiros aprendam especializações desta perícia para utilizar com armas que provocam dano por contusão. Alguns exemplos: Pontos de Pressão (Arco) para ser usada com flechas rombas, Pontos de Pressão (Espadas Curtas) para ser usada com um bastão e Pontos de Pressão (Cajado) para ser usada com um cajado.
Modificadores
Modificadores fisiológicos (pág. 207).