Rastreamento
Essa é a habilidade de seguir o rastro deixado por um homem ou animal.
Faça um teste de Rastreamento para achar uma pista e depois repita o teste periodicamente para evitar perdê-la. A frequência e a dificuldade desses testes dependem do terreno:
- Ártico, Deserto, Ilha/Litoral ou Montanha: Faça um teste com uma penalidade de -2 a cada 15 minutos.
- Pântano: Faça um teste com uma penalidade de -4 a cada 5 minutos.
- Região Urbana: Faça um teste com uma penalidade de -6 a cada minuto.
- Selva, Planícies ou Floresta: Faça um teste a cada 30 minutos.
Esta perícia é usada também se o personagem quiser apagar seu rastro. Isso dobra o tempo de viagem! Um sucesso indica que o PdJ fez um trabalho bom o suficiente para que sua trilha não seja encontrada por ninguém, a não ser alguém com esta perícia. Se o personagem estiver sendo seguido por outro rastreador, o Mestre faz disputas rápidas entre o NH do personagem e o do rastreador. Se em algum momento o rastreador perder uma disputa, ele perde a pista.
Use Furtividade (pág. 201) para perseguir um animal depois de ter encontrado sua pista.
Modificadores
- -5 se a pista tiver mais de um dia;
- -10 se tiver mais de uma semana;
- +3 se estiver seguindo um homem;
- +6 se estiver seguindo um grupo de homens.
Sentidos desenvolvidos também ajudam muito: os bônus devidos a Visão Aguçada (pág. 88) e Olfato Discriminatório (pág. 74) são geralmente aplicados e muitos sentidos sobre-humanos (Infra visão, Audição Subsônica, etc.) concedem bônus situacionais.