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Sobrevivência†

Per/Média
Percepção-5 ou Natura-lista (mesmo planeta)-3.
Exploração e Ar Livre

Esta é a perícia de “viver da terra”, encontrar água e alimento de boa qualidade, evitar perigos, construir abrigos, etc. Uma pessoa com esta perícia é capaz de cuidar de até 10 outras. Um sucesso por dia no teste garante uma vida segura em uma região selvagem. Um fracasso indica que cada membro do grupo sofreu 2d-4 pontos de dano; realize um teste diferente para cada vítima.

Com essa perícia, o personagem adquire um “olho clínico” que pode ser usado para descobrir a melhor direção a seguir para encontrar água corrente, uma passagem entre as montanhas ou qualquer outra característica do terreno desejada (supondo que ela exista).

Além disso, a perícia pode ser usada para preparar armadilhas para animais silvestres (um ladrão criado na cidade poderia usar sua habilidade com Armadilhas, mas ele está acostumado a um tipo de “caça” diferente e sofre uma penalidade de -5). Faça um teste para cada armadilha. São necessários 30 minutos para improvisar uma armadilha com material comum ou 10 minutos para armar e esconder uma armadilha comercial de aço. Naturalmente, o personagem precisaria de horas para cavar um fosso para caça graúda.

A Sobrevivência costuma exigir testes de habilidade baseados em valores diferentes de Percepção. O Mestre pode pedir um teste baseado em ST para cavar um fosso ou construir um abrigo, em DX para fazer uma fogueira usando técnicas primitivas (faíscas geradas pelo atrito entre duas pedras, girar um galho sobre uma base de madeira, etc.) ou até mesmo em HT para evitar problemas causados pela falta de nutrientes em uma dieta improvisada.

O personagem deve se especializar de acordo com o tipo de terreno. Personagens terrestres podem escolher entre Ártico, Deserto, Florestas, Ilha/Litoral, Montanha, Pântano, Planícies e Selva. Seres aquáticos podem adquirir Cavidade Marítima, Lago de Água Doce, Lagoa Tropical, Mar Aberto, Mar de Água Salgada, Margem, Recife e Rio/Córrego. Anfíbios podem escolher entre as duas listas.

As especializações terrestres têm um valor predefinido igual ao NH de qualquer outra -3 e NH de qualquer outra -4, enquanto no caso das aquáticas, Ilha/Litoral e Lagoa Tropical tem um valor predefinido igual ao NH da outra -4, assim como Pântano e Rio/Córrego, mas não existe qualquer outro nível predefinido entre as especializações terrestres e aquáticas.

Nos cenários em que é possível visitar outros mundos, o personagem também deve se especializar por planeta. Cada especialização de Sobrevivência tem um valor predefinido baseado no NH em Sobrevivência no mesmo tipo de terreno do planeta diferente predefinido -4. Os valores de cada tipo de terreno fornecido acima têm um valor predefinido adicional igual ao NH-4 entre planetas diferentes. Tudo isso sugere que os dois planetas são do mesmo tipo de planeta (pág. 184). Não há qualquer nível predefinido entre as perícias de Sobrevivência para dois planetas de tipos diferentes.

A critério do Mestre, terrenos extremamente alterados pelos homens podem exigir especializações únicas; Ex.: Sobrevivência (Radioativo). A maioria dessas especializações não tem qualquer tipo de valor predefinido.

Modificadores

Até -5 para condições climáticas extremas. Todos os modificadores de equipamento (pág. 345).

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