Buscar por listagem!

Taumatologia

IQ/Muito Difícil
IQ-7*
Oculto e Mágicas

* Não existe um valor predefinido em um cenário não-mágico ou para aqueles que nunca testemunharam uma manifestação  "real” de magia.

Taumatologia é o estudo acadêmico da teoria mágica e da "ciência" do mana. Qualquer pessoa pode aprender esta perícia, mas os magos têm mais facilidade; acrescente Aptidão Mágica à IQ do personagem quando ele estiver estudando Taumatologia, da mesma forma que ocorre com outras habilidades mágicas.

A principal aplicação da Taumatologia é na pesquisa mágica. Ao criar uma nova magia, são usadas as regras de invenção (consulte o Capítulo 17), substituindo Engenharia por Taumatologia. Um sucesso no teste também permite identificar uma magia desconhecida ao observá-la sendo realizada, deduzir os resultados de um sucesso decisivo ou fracasso com magia, determinar as magias necessárias para encantar um objeto para realizar uma tarefa específica, entre outras aplicações.

Quanto melhor for o resultado do teste de Taumatologia, mais esclarecimentos são fornecidos pelo Mestre sobre o funcionamento da magia estudada ou investigada.

Taumatologia é o estudo da magia fantástica: desde bolas de fogo até anéis de poder, entre outros. Para formas específicas de magia, existem outras perícias correspondentes, como Magia Ritualística para feitiçaria mediada por espíritos (consulte pág. 208), Ritual Religioso para magia sagrada (consulte pág. 221) e Teologia para estudo teológico (consulte pág. 225).

Um teste de Taumatologia com uma penalidade de -5 permite ao usuário relacionar essas diversas variedades de magia à feitiçaria "padrão". Poderes excepcionalmente estranhos ou artefatos sobrenaturais podem impor penalidades ainda maiores, conforme determinado pelo Mestre.

Esfregue a regra na cara do seu amigo