Trato Social†
Trato Social é a habilidade de seguir as "boas maneiras" em uma subcultura específica que possui um código de conduta preestabelecido, como a alta sociedade, o exército, a máfia, entre outros. Um sucesso no teste de habilidade permite interagir com pessoas dessa subcultura sem cometer gafes, detectar impostores que fingem pertencer à elite social, entre outras habilidades.
Você pode usar o NH em Trato Social no lugar de qualquer teste de reação necessário em situações sociais envolvendo essa subcultura (consulte Testes de Influência, pág. 359). Faça um teste por encontro.
Especializações: Você deve escolher uma especialização para esta perícia, que define o contexto cultural específico:
- Alta Sociedade: Etiqueta e protocolos sociais de pessoas de alta posição social. O Status determina a posição social relativa. Um teste de Trato Social é necessário para personificar alguém que esteja a mais de 3 níveis de Status diferente do seu, com uma penalidade de -2 se houver uma grande discrepância.
- Dojo: Protocolos marciais em locais como dojos de artes marciais.
- Exército: Costumes, tradições e regulamentos militares.
- Máfia: Etiqueta e conduta dentro de organizações criminosas formais.
- Polícia: Protocolos sociais e hierárquicos dentro da polícia.
- Servo: Conhecimento de como servir às classes superiores.
A especialização mais comum é Trato Social (Alta Sociedade), que pode ser anotada simplesmente como "Trato Social" na sua planilha de personagem.
Modificadores
Todos os modificadores de Familiaridade Cultural se aplicam (consulte pág. 23). Adicionalmente, você recebe +2 se tiver uma posição social mais alta do que a pessoa que está tentando impressionar, e -2 se sua posição social for inferior. Outros modificadores incluem +2 se parecer ter amigos importantes, -4 se for Ingênuo, -3 para Pouca Empatia, -1 para Oblívio e -1 a -4 para Timidez (consulte as respectivas páginas para detalhes).