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Utilização de Traje Especial/NT

DX/Média
DX-5, entre outras.

Utilização de Traje Especial é o treinamento no uso de uma classe específica de traje protetor desenvolvido para suportar ambientes rigorosos, como campos de batalha ou ambientes extremos. Esses trajes frequentemente incorporam apetrechos como autoinjetores, sensores e equipamentos de manutenção de vida. Alguns podem até incluir motores para aumentar a força ou o deslocamento, sendo tão complexos que não podem ser simplesmente usados — eles precisam ser operados.

Para utilizar um traje especial, é necessário fazer um teste de Utilização de Traje Especial para vestir ou despir o traje rapidamente. Um sucesso reduz pela metade o tempo necessário. Um teste baseado na IQ é realizado para ativar um subsistema específico do traje ou verificar seu estado.

Enquanto estiver usando o traje, sempre que realizar um teste de DX ou de qualquer perícia baseada em DX, use o menor valor entre o NH em Utilização de Traje Especial e o nível de habilidade real para aquela perícia. Por exemplo, se sua DX for 14, Furtividade 15 e Utilização de Traje Especial (Traje Pressurizado) 13, todas as ações serão realizadas com DX 13 e Furtividade 13 enquanto estiver usando o traje espacial.

Alguns tipos de traje podem impor penalidades adicionais sobre a DX, dependendo de sua complexidade. Trajes leves de alta tecnologia podem não impor nenhuma limitação às perícias. No entanto, a Utilização de Traje Especial se concentra apenas na habilidade de vestir e operar o traje específico. Familiaridade com ambientes perigosos e amplo conhecimento desses lugares são obtidos através de outras perícias como Queda Livre, Materiais Perigosos, Sobrevivência, etc.

Especializações: Cada tipo de traje requer sua própria perícia. Alguns exemplos incluem:

  • Traje de Combate/NT: Exoesqueletos e armaduras de combate autopropelidos.
  • Traje de Mergulho/NT: Trajes de mergulho rígidos, como trajes "abertos" e com "capacete rígido".

É importante observar que armaduras de combate e exoesqueletos são semelhantes, mas não idênticos. Um personagem pode sofrer uma penalidade de -2 para operar um tipo com o qual não está familiarizado até se adaptar (consulte Familiaridade, pág. 169).

Modificadores: Todos os modificadores de Equipamento se aplicam (consulte pág. 345). Além disso, modificações específicas podem ser aplicadas dependendo do tipo e estado do traje.

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