Aderência
O personagem é capaz de andar ou rastejar em muros e tetos, podendo interromper o percurso a qualquer momento, pois adere à superfície sem nenhum risco de queda. Nenhum desses feitos exige um teste de Escalada, desde que o personagem consiga aderir àquele tipo de superfície. Enquanto usar Aderência, um personagem pode se mover metade de seu Deslocamento Básico.
Se o personagem estiver caindo e tentar se segurar em uma superfície vertical para amenizar o impacto, o Mestre primeiro deve decidir se existe alguma coisa ao alcance dele. Em caso positivo, permita um teste de DX para ver se ele consegue tocar o objeto e um teste de ST — com uma penalidade de -1 para cada 5 metros já percorridos na queda — para que ele se segure. No caso de um sucesso, a queda é interrompida. Caso contrário, o personagem continua caindo, mas pode subtrair 5 metros da altura da queda por ter desacelerado durante a tentativa de Aderência. As variações na gravidade afetam essas distâncias; ex., em 0,5G, o teste de ST sofreria uma penalidade de -1 para cada 10 metros.
Modificadores
Limitações Especiais
- Específico: O personagem só é capaz de aderir a uma determinada substância. O valor para materiais comuns, como tijolo, metal, rocha ou madeira, é -40%; o valor para materiais incomuns, como barro, gelo ou borracha, é -60%; o valor para materiais absurdos, como chocolate, é -80%.