Buscar por listagem!

Antecedentes Incomuns

Esta é uma vantagem abrangente que pode ser utilizada pelo Mestre para ajustar o total de pontos de qualquer personagem com habilidades especiais não muito comuns numa determinada campanha. “Habilidades especiais” pode significar habilidades cinematográficas, mágicas, vantagens exóticas (para um ser humano), vantagens sobrenaturais (para qualquer indivíduo) ou praticamente qualquer outra coisa — tudo depende do cenário. Os jogadores têm liberdade para sugerir Antecedentes Incomuns para o Mestre, mas ele deve julgar quais são aceitáveis e que custos e benefícios apresentam.

Exemplo 1: “Criado por magos” para justificar o acesso a mágicas pode ser considerado um efeito especial que vale 0 ponto em um mundo de fantasia onde a magia é comum, mas um Antecedente Incomum de 10 pontos em uma campanha de conspiração em que a magia é conhecida, mas mantida em segredo — e um Antecedente Incomum de 50 pontos ou simplesmente proibido em um jogo de terror em que um PdJ com poderes sobrenaturais acabaria diminuindo o suspense.

Exemplo 2: “Filha do Deus da Magia” para justificar a vantagem Impossível de Matar seria um Antecedente Incomum em qualquer cenário e valeria tanto quanto a própria vantagem — 50 pontos ou mais — se o Mestre a permitir.

Nem todo conceito incomum de personagem merece um Antecedente Incomum. O Mestre deve cobrar pontos apenas quando o personagem desfrutar de um benefício tangível. Por exemplo, não seria muito comum para um humano ser criado por lobos, porém, a menos que isso conceda a ele habilidades especiais (como Falar com Animais), esse fato só serve como pano de fundo e vale 0 ponto.

Esfregue a regra na cara do seu amigo