Buscar por listagem!

Apetrechos

O personagem parece ter sempre em mão exatamente o que precisa. Para cada nível da vantagem, uma vez a cada sessão de jogo, ele pode sacar uma pequena peça de equipamento que, por alguma razão, estaria carregando consigo. Esse Apetrecho permanece indefinido até ser revelado — ele nem mesmo entra no jogo até ser sacado; portanto, não pode ser danificado, perdido, roubado ou encontrado durante uma revista.

O Apetrecho tem que ser suficientemente pequeno para caber no bolso de uma jaqueta comum e atender a um dos seguintes critérios:

  1. Um objeto que o personagem tenha comprado, mas que o jogador não declarou especificamente que estava sendo carregado. Exemplo: se tiver uma pistola e for emboscado enquanto dirige até a igreja, o personagem pode sacá-la, mesmo que a polícia tenha revistado seu veículo cinco minutos antes e não tenha achado a arma!
  2. Um objeto que o personagem provavelmente possui e que está de acordo com o conceito do personagem, mas que é pequeno ou insignificante o bastante para não estar especificado. Exemplo: é bem possível que um policial tenha uma chave extra das algemas, ou que um mago tenha alguns olhos de salamandra. O Mestre tem a palavra final sobre o objeto, mas deve ser tolerante se o item está de acordo com a história do personagem.
  3. Um dispositivo barato e amplamente disponível no nível tecnológico do personagem. Exemplo: se precisar acender o pavio de algumas bananas de dinamite, o personagem pode sacar uma caixa de fósforos — que funcionará mesmo que ele tenha acabado de tomar um banho no riacho involuntariamente.

Cada Apetrecho disponível para o personagem durante uma sessão de jogo (máximo de três) custa 5 pontos. Lembre-se que esta habilidade não é realista! É possível que o Mestre queira limitá-la ainda mais, ou até mesmo proibi-la, em uma campanha realista.

Desenvolvedores e Apetrechos

Personagens com a vantagem Desenvolvedor (pág. 52) têm mais liberdade de ação. Além dos objetos usualmente disponíveis, um Desenvolvedor pode especificar que seu Apetrecho é uma de suas criações (que continua tendo de ser pequena). Em vez de sacar uma bugiganga que já existe “do bolso”, um Desenvolvedor pode usar seu Apetrecho para construir qualquer coisa que necessite. Ele ainda tem que possuir ou encontrar os materiais adequados e saber todas as perícias necessárias. O Mestre deve fazer em segredo um teste contra a perícia relevante do personagem com uma penalidade de -2 ou mais. No caso de um fracasso, o dispositivo não funciona (mesmo assim o Apetrecho se “desgasta”). No caso de uma falha crítica, o equipamento falha de maneira absurda!

Esfregue a regra na cara do seu amigo