Ataque Adicional
Ataque Adicional
O personagem é capaz de atacar mais de uma vez por turno. Em GURPS, via de regra, qualquer personagem pode realizar um ataque por turno, independente de quantos membros ele possui. Cada nível de Ataque Adicional permite um ataque adicional por turno. O personagem não pode ter um número de ataques maior que o número de membros (braços, pernas, etc.), armas naturais (Golpeadores, Dentes, etc.) e poderes de ataque (Atribulações, Prisões e Ataques Inatos) que tem. O Mestre tem a palavra final sobre o que se classifica como “ataque”.
Um humano normal pode comprar apenas um Ataque Adicional. Isso permite que ele ataque com as duas mãos ao mesmo tempo e representa uma coordenação excepcionalmente boa. Personagens supers e não-humanos não estão sujeitos a essa limitação. Um policial superpoderoso poderia comprar dois Ataques Adicionais, o que lhe permitiria lançar raios dos olhos, disparar a pistola e golpear com o cacetete, tudo ao mesmo tempo. Um dragão poderia comprar quatro Ataques Adicionais e atacar cinco vezes com qualquer combinação de seus quatro membros, dentes, chifres, cauda e sopro de fogo!
Ataque Adicional é exatamente isso: uma manobra Ataque adicional em seu turno de combate. Ela não elimina a penalidade de -4 para mãos “inábeis” (v. Ambidestria, pág. 38), nem permite que o personagem realize várias manobras Apontar (v. Rastreamento Ampliado, pág. 81). Ele pode usar alguns de seus ataques para realizar manobras Fintar, mas não pode realizar outros tipos de ação — para isso é necessário ter Padrão de Tempo Alterado (pág. 75).
Ataques Adicionais e Ataque Total
Quando um personagem que tem Ataque Adicional realiza um Ataque Total, ele tem que escolher um tipo de bônus para todos os seus ataques naquele turno. Ele não poderia, por exemplo, aplicar um Ataque Total (Resoluto) para um ataque e um Ataque Total (Forte) para outro. Se utilizar um Ataque Total (Duplo) para aumentar o número de ataques, o personagem recebe apenas um ataque adicional.
Ataques Adicionais e Golpe Rápido
O personagem pode usar um de seus ataques corpo a corpo para aplicar um Golpe Rápido (v. pág. 370) durante seu turno, sujeito aos redutores normais. Os ataques restantes são realizados em adição ao Golpe Rápido e não sofrem penalidades. O personagem não pode usar Golpe Rápido com dois ou mais ataques em um mesmo turno.