Buscar por listagem!

Braços Adicionais

Braços Adicionais

Em GURPS, qualquer membro com o qual o personagem é capaz de manipular objetos é classificado como um braço, independente de sua localização ou aparência. Um braço normal consegue dar um golpe que causa dano igual à GdP -1 por contusão com base em ST. O padrão humano é dois braços que custam 0 ponto. Braços adicionais têm um custo base de 10 pontos cada.

Coordenação

O personagem é capaz de utilizar seus braços adicionais livremente em múltiplas tarefas (exceto em combate). Exemplo: com três braços, seria possível realizar uma tarefa de uma mão (como usar o mouse do computador) e uma tarefa de duas mãos (digitar, por exemplo) simultaneamente. No entanto, o personagem precisa de Rastreamento Ampliado (pág. 81) para executar tarefas que exigem atenção a eventos que estão ocorrendo em mais de um lugar ao mesmo tempo.

O personagem também é capaz de usar todos os seus braços harmoniosamente para realizar uma única manobra de combate na qual seus braços adicionais seriam úteis; ex., agarrar um inimigo num combate corporal. Com pelo menos três braços, também é possível usar um escudo e ainda empunhar uma arma de duas mãos — da mesma maneira que um guerreiro humano é capaz de usar um escudo e uma arma de uma mão.

Independentemente da quantidade de braços, o personagem não terá direito a ataques adicionais (ou outras manobras adicionais) durante o combate, a menos que compre Ataque Adicional (pág. 42).

Combate Corporal com Braços Adicionais

Braços Adicionais são uma vantagem enorme durante um combate corporal. O personagem não pode socar o inimigo com mais de um braço por vez, a menos que ele tenha Ataques Adicionais, mas pode segurá-lo com todos os seus braços de uma só vez. Cada braço adicional — acima de dois — de comprimento maior ou igual ao normal concede um bônus de +2 em qualquer tentativa de agarrar ou de se desvencilhar dessa manobra. Possuir mais braços que o inimigo também concede um bônus de +3 em qualquer tentativa de imobilizar ou resistir a uma imobilização.

Modificadores

Ampliações Especiais

Comprido: O braço do personagem é mais comprido em relação ao seu corpo do que um braço humano em relação a um corpo humano. Isso aumenta o MT efetivo do personagem para o cálculo de alcance daquele braço (v. Modificador de Tamanho e Alcance, pág. 402). Isso afeta o alcance das armas de combate corporal empunhadas por aquela mão. Cada bônus de +1 no MT também acrescenta +1 por dado ao dano por GeB +100% para cada bônus de +1 no MT.

Extraflexível: Os membros com essa ampliação são mais flexíveis que os braços humanos, como tentáculos ou a tromba de um elefante. Esses membros sempre conseguem alcançar e trabalhar em conjunto com outros membros, independentemente da posição do corpo, de sua aparência geral ou se são “destros” ou “canhotos”. +50%.

Limitações Especiais

Base para Armas: Em vez de um braço, o personagem possui um “encaixe” onde pode colocar uma arma. Isso pode ser biológico, mecânico ou um híbrido dos dois, dependendo se o personagem é um ser humano, uma máquina ou um ciborgue. Ele não pode usar a base para nenhuma outra finalidade, a não ser empunhar uma arma. Esta limitação é incompatível com Pés Manipuladores, Nenhum Ataque Físico, Curto e Fraco. -80%.

Curto: O braço tem alcance “C” (apenas combate corporal) e não tem o alçamento necessário para usar armas que precisam ser balançadas. Subtraia um metro do alcance de qualquer arma de combate corpo a corpo empunhada por esse membro. Se todos os braços do personagem forem curtos, ele sofre uma penalidade de -2 em qualquer tentativa de agarrar. -50%.

Fraco: O braço do personagem tem menos ST que o resto do corpo para levantar, golpear ou agarrar. -25% se ele tiver metade da ST do corpo, ou -50% se tiver 1/4 da ST (arredondado para baixo nos dois casos).

Nenhum Ataque Físico: O membro consegue manipular objetos, mas não pode dar um soco ou empunhar armas de combate corpo a corpo, e não concede nenhum bônus em combates corporais. Ele ainda é capaz de empunhar uma arma de fogo ou outra arma similar de combate à distância. -50%.

Pés Manipuladores: O “braço” do personagem é, na realidade, uma perna extremamente hábil. Ele não consegue andar enquanto estiver manipulando objetos com ela (embora possa se sentar, flutuar ou voar). Esta limitação é uma Desvantagem Temporária, mais especificamente Sem Pernas (pág. 156). Esse tipo de braço é geralmente — mas nem sempre — Curto (v. a seguir). -30%.

Modificando Criaturas com Um ou Dois Braços

Criaturas com um ou dois braços podem usar os modificadores especiais descritos acima. O custo em pontos é 1/10 do modificador percentual para cada braço afetado. Nesse caso, ampliações se tornam vantagens e limitações se tornam desvantagens. Por exemplo, a limitação Curto tem um custo percentual de -50%, logo, vale -5 pontos por braço. Um indivíduo com dois braços curtos teria uma desvantagem de -10 pontos.

Personagens com um só braço só podem aplicar esses modificadores uma vez, mas também recebem os -20 pontos pela desvantagem Maneta (Um Braço) (pág. 148). Por exemplo, a tromba de um elefante seria Extraflexível (+50%), Comprida (+100%) e Fraca (-50%). Esses modificadores totalizam +100%, uma vantagem de 10 pontos. Somado aos -20 pontos da desvantagem Maneta, isso custa a um elefante um total de -10 pontos.

Esfregue a regra na cara do seu amigo