Buscar por listagem!

Clarisenciência

O personagem é capaz de deslocar seus sentidos que funcionam à distância (no caso de seres humanos: a visão, audição e o olfato) para um ponto fora do seu corpo. Esse “ponto de vista” tem que estar num local específico a, no máximo, 10 metros de distância. Essa distância pode ser modificada com Alcance Ampliado (pág. 102) ou Alcance Reduzido (pág. 110). O personagem também pode dobrar temporariamente esse alcance gastando 2 PF por minuto.

Para utilizar a Clarisenciência, o personagem deve escolher um ponto de vista (que pode estar dentro de alguma coisa) e uma direção, concentra-se durante um minuto e, em seguida, fazer um teste de IQ. Se o ponto de vista estiver fora da linha de visão do personagem, ele ainda assim precisará especificar uma distância e direção, mas fará o teste com uma penalidade de -5.

No caso de um sucesso, o personagem será capaz de usar seus sentidos que funcionam à distância como se estivesse fisicamente presente no ponto de vista (isso também significa que ele não conseguirá sentir o ambiente ao redor do seu corpo!). A visão ignora completamente quaisquer penalidades provenientes da escuridão. Não é possível ver através de objetos sólidos, porém, se o ponto de vista estiver dentro (por exemplo) de uma urna fechada, o personagem enxergará seu conteúdo apesar da falta de luz. Se o personagem estiver utilizando, ou sujeito a, habilidades que dependem da distância (por exemplo, mágicas), calcule todas as distâncias a partir do corpo dele, não do ponto de vista. A Clarisenciência pode ser mantida por tempo indeterminado.

Se o personagem fracassar por uma margem de 1, os sentidos do personagem se deslocam para outro ponto de vista, escolhido pelo Mestre. Se fracassar por uma margem maior, nada acontece. Uma falha crítica deixa a habilidade desligada por 1d hora.

Para trazer de volta os sentidos deslocados, direcioná-los para outro ponto de vista, ou mudar a direção (em geral, importante apenas para a visão), o personagem precisa se concentrar por um segundo e fazer outro teste de IQ. Contudo, um ponto de vista estabelecido dentro de um objeto em movimento (por exemplo, um carro) se locomove naturalmente junto com o objeto em questão, sem qualquer necessidade de concentração especial. Só é possível projetar um ponto de vista por vez — não é possível direcionar a audição para um local, a visão para outro, etc.

Modificadores

Limitações Especiais

  • Clariaudiência: Somente a audição é deslocada. -30%.
  • Clariosmia: Somente o olfato é deslocado. -60%.
  • Clarividência: Somente a visão é deslocada. -10%.
  • PES: A habilidade é parte do poder psíquico PES (pág. 256). -10%.
  • Visível: Os sentidos do personagem têm uma manifestação visível, como por exemplo um rosto flutuante. -10%.
Esfregue a regra na cara do seu amigo